Olhar Direto

Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Em primeira reunião com Taques, Mauro Mendes pede permanência de Fethab 2

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Da Reportagem Local - Érika Oliveira

25 Out 2018 - 18:04

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Em primeira reunião com Taques, Mauro Mendes pede permanência de Fethab 2
Em primeiro encontro pós-eleição para tratar da transição, o governador Pedro Taques (PSDB) e o governador eleito Mauro Mendes (DEM) conversaram sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019 e sobre uma possível permanência do Fundo Estadual de Transporte e Habitação, Commodities e Adicional (Fethab 2).

Leia também
Mendes e Taques se reúnem pela primeira vez e Blairo Maggi dá conselho a democrata


A reunião aconteceu no gabinete de Taques no Palácio Paiaguás na tarde desta quinta-feira (25). Ao sair do encontro, Mendes disse que houve uma discussão de eventuais ajustes que podem ser feitos na LOA, assim que retornar ao Poder Executivo.

O democrata também informou que fez um pedido para que Taques mantenha o Fethab 2, alegando que o Estado terá conseqüências gravíssimas caso não tenha a ajuda desta receita. Segundo Mendes, o pedido será analisado.

“Fiz um pedido expresso para que ele reencaminhe o Fethab 2, porque ele será extremamente relevante para o equilíbrio das contas do Estado de Mato Grosso no próximo ano. Hoje o que o estado arrecada não é suficiente para as despesas mensais. A não inclusão desta receita para o exercício irá trazer conseqüências gravíssimas para o equilíbrio fiscal no próximo ano. O governador ficou de analisar esses pontos e certamente irá avaliar e nos responder oportunamente”, disse o governador eleito.

Questionado sobre a escolha de seu secretariado, o ex-prefeito de Cuiabá voltou a fazer mistério e garantiu que grande parte dos nomes escolhidos só vão ser revelados em uma coletiva de imprensa que será marcada para o mês de dezembro.

“Nosso secretariado será definido e informado na primeira quinzena de dezembro. Nenhum nome antes disso representará apenas especulação. Qualquer nome oficial será divulgado até a primeira quinzena de dezembro”, concluiu.

Fethab 2
 

O compromisso de não reeditar o Fethab 2 foi celebrado por Taques e entidades do setor produtivo em 2016. Ao enviar a mensagem à Assembleia Legislativa com a reforma da Lei 10.480, o governador se comprometeu com os representantes do agronegócio em manter a contribuição - que incide sobre as commodities de soja, algodão e gado -, tão somente por dois anos com encerramento em 31 de dezembro 2018.
 
Criado em dezembro de 2016, o dinheiro dessa contribuição adicional do setor produtivo foi utilizado para ações na infraestrutura, e chegará a R$ 900 milhões nos dois anos de vigência (2017 e 2018).  A medida tomada diante da crise econômica que vivia o país e que afetou as contas do Estado e também diante da necessidade de aumentar os investimentos em ações básicas.
 

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • jose
    26 Out 2018 às 10:53

    Até dias atrás amigos íntimos, ontem inimigos mortais, hoje amigos eternos... Unidos por um objetivo e só.

  • Junio
    26 Out 2018 às 09:58

    Risos de pessoas falsas. Até esses dias um difamando o outro.

  • jocimara B cardozo
    26 Out 2018 às 08:05

    troca-se os caciques e a bandidagem continua a mesma. tudo recai em que produz. nunca se fala em diminuir despesas com pessoal e secretarias que sao criadas meramente para gerar empregos de cabide. muito triste.

  • Jose Maria
    26 Out 2018 às 07:58

    Cuidado com com esse guaranazinho é de livramento

  • Chitara de la Kosta
    26 Out 2018 às 07:09

    O novo governo necessita fazer uma defumação nesta sala pra espantar a zica e o olho gordo do anão de jardim

  • Julio
    25 Out 2018 às 22:34

    Tudo farinha do mesmo saco.

Sitevip Internet