Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2019

Notícias / Política MT

Prefeitos se reúnem com Michel Temer para discutir permanência de médicos cubanos até dezembro

Da Redação - Érika Oliveira

19 Nov 2018 - 14:08

Foto: Alan Santos

Prefeitos se reúnem com Michel Temer para discutir permanência de médicos cubanos até dezembro
Após protocolarem ofício na Embaixada de Cuba solicitando a permanência dos médicos cubanos no Brasil até o fim deste ano, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reúne nesta segunda-feira (19) com o presidente Michel Temer (MDB) para discutir as mudanças que serão realizadas no programa Mais Médicos. Em Mato Grosso, 132 profissionais cubanos atuavam em 55 municípios.

Leia mais:
Mato Grosso perde mais de 130 médicos após Bolsonaro questionar capacidade de cubanos

De acordo com nota da CNM, entre os 1.575 municípios brasileiros que têm somente médico cubano do programa, 80% possuem menos de 20 mil habitantes. O receio é que a ausência dos profissionais de Cuba leve à desassistência básica de saúde a mais de 28 milhões de pessoas.

O encontro dos prefeitos com Temer acontece nesta tarde, durante o Encontro dos Municípios Brasileiros - Avanços da Pauta Municipalista, na sede da CNM, em Brasília. Participam também ministros e parlamentares.

A CNM fez um apelo ao Ministério da Saúde e à Presidência da República para que novas medidas sejam apresentadas até sexta-feira (23). E além de pedir a Cuba a permanência dos médicos no Brasil até dezembro, solicitou ainda a abertura de negociação com a confederação e o governo brasileiro para que busquem alternativas para garantir o atendimento à população brasileira.

Neste domingo (18) o presidente eleito Jair Bolsonaro reiterou a decisão de manter as exigências aos profissionais de Cuba. Entre as medidas, estão fazer o Revalida – prova que verifica conhecimentos específicos na área médica, que os médicos recebem integralmente o salário e que possam trazer suas famílias ao Brasil.

O Ministério da Saúde cubano , por sua vez, mantém posicionamento de que as exigências feitas por Bolsonaro são “inaceitáveis” e “violam” acordos anteriores.
 
 

7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alyne
    19 Nov 2018 às 17:47

    Marcelo Alonso Lemes parece que vc NAO LEU OU NAO SE INFORMOU que os médicos não são voluntários. Se não voltarem pra Cuba suas famílias sofrerão retaliações... Prezado, parece que quem não tem instrução aqui é vc!!! São escravos da ditadura sim e TODOS que permanecerem aqui são considerados DESERTORES!! Tire o tapa olhos, fanatismo cega, mata e escraviza... Fica a dica!

  • Marcelo Alonso Lemes
    19 Nov 2018 às 15:48

    Taí dois panacas que não precisam desses médicos falando... Nunca vi alguém ser escravo voluntário, e ser pago.... Vão estudar... Se bem que livro pra vocês deve ser atentado....

  • PT vai pra Cuba que o pariu!
    19 Nov 2018 às 15:01

    Engraçado, Bolsonaro ainda nem tomou posse e o comunista cubano já se antecipou falando das supostas exigencias do futuro presidente... Não vejo onde está o problema, se todos médicos formados fora do Brasil passam pelo Revalida, p q os tem que ser diferente com os cubanos?!! P q são escravos?! P q não sao médicos?! P q Cuba corre o risco de não receber mais 70% do salario deles caso Bolsonaro livre-os do cativeiro ??!!

  • Zeca
    19 Nov 2018 às 14:59

    A culpa não é de Temer muito menos Bolsonaro, mas do ditador Cubano que está exigindo dos médicos que voltem para lá!

  • AVANÇA LOGO MT
    19 Nov 2018 às 14:52

    A POLITICA DO PT FOI UMA PIADA COM A CARA DO POBRE TRABALHADOR, TRAZER MÉDICOS DE OUTRO PAÍS DE GOVERNO DITADOR ,E TIRAR AS VAGAS DOS MÉDICOS BRASILEIROS, EM VEZ DISSO COBREM AS FACULDADES DOS RICOS QUE TERÁ VERBA PARA PAGAR MÉDICOS É BEM SIMPLES !! OS RICOS ESTUDAM NAS UNIVERSIDADES DE GRAÇA A VIDA TODA E DEPOIS NÃO QUEREM SERVIR O POBRE TRABALHADOR VERDADE SEJA DITA !!!

  • ESCRAVIDÃO NO SEC XXI
    19 Nov 2018 às 14:25

    Este é aquele programa que o PT contratou para mandar dinheiro pra ditadura cubana onde os escravos eram usados e obrigados a se passar médicos??!! Pra mim isso é escravidão moderna e de programa de médicos não tem ABSOLUTAMENTE NADA!!

  • jose nildo
    19 Nov 2018 às 14:20

    tem e ms que deixar esses raizeiros embora

Sitevip Internet