Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2019

Notícias / Política BR

Autoridades italianas dizem que Cesare Battisti passou por Mato Grosso durante fuga

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

15 Jan 2019 - 18:17

Foto: Reuters /Max Rossi

Autoridades italianas dizem que Cesare Battisti passou por Mato Grosso durante fuga
Preso na Bolívia e extraditado para Itália no último final de semana, o terrorista Cesare Battisti teve passagens por três cidades do Mato Grosso durante sua fuga, que durou um mês, após o ex-presidente Michel Temer (MDB) assinar decreto de sua extradição. A "visita" do italiano em terras mato-grossenses foi confirmada pelas autoridades do país europeu e divulgada na imprensa local.

Leia também
Bolsonaro posta selfie de petista exonerada da Petrobrás com políticos de Mato Grosso


Segundo o periódico Il Messaggero, Battisti, que estava sendo rastreado, embarcou em um avião no Estado de São Paulo e desceu na cidade de Sinop (497 km de Cuiabá). O seu telefone celular também apontou que ele passou pelo município de Lucas do Rio Verde e Cáceres (350 e 250 km da capital), antes de seguir para o país vizinho.

O italiano, que morou a última década no Brasil foi preso pela polícia boliviana na cidade de Santa Cruz de La Sierra no último sábado (12). Ele já foi condenado a prisão perpétua pelo assassinato de quatro pessoas na década de 70, quando ainda vivia na Itália e era membro do grupo guerrilheiro Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).

Após fugir de sua terra natal e passar um tempo na França, Battisti veio para o Brasil, onde foi detido, mas conseguiu a liberdade e asilo político concedido pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), no ano de 2010.

O terrorista estava foragido desde novembro deste ano, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, revogou uma liminar que impedia a prisão do italiano. No último mês, o então presidente Michel Temer pediu a sua extradição.     

Após ser capturado na Bolívia, o italiano foi extraditado e encaminhado ao seu país de origem, onde já está cumprindo pena.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Bainho
    16 Jan 2019 às 09:16

    O presidiário Lula e seus aliados, defenderam o terrorista até o último momento. Depois não gostam quando falamos sobre índole do ex presidente.

Sitevip Internet