Olhar Direto

Segunda-feira, 15 de julho de 2019

Notícias / Educação

“Tira uma foto com a gente?”: professora chora com reconhecimento de alunos da rede pública aprovados na UFMT

Da Redação - Thaís Fávaro

06 Fev 2019 - 17:40

Foto: Reprodução/ Facebook

“Tira uma foto com a gente?”: professora chora com reconhecimento de alunos da rede pública aprovados na UFMT
A professora de português Franciellen Mendes foi surpreendida na tarde de terça-feira (5) por dois estudantes da rede pública que fizeram questão de agradece-la pessoalmente por terem alcançados notas altas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistado vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O relato, emocionante, viralizou em poucas horas. 

“Eles chegaram, um pouco tímidos e disseram: Professora, estávamos te procurando... Tira uma foto com a gente?”, contou. Mariele e Carlos, os alunos que a abordaram, são os primeiros das suas respectivas família a entrarem para uma Universidade Federal. Além da professora, outra funcionária da escola escutou o relato e também não segurou as lágrimas.

Leia mais
Dez alunos de unidade da rede pública marcam 900 pontos no Enem
 
A publicação internet teve mais de 3.600 compartilhamentos, com mais de 15 mil curtidas, em menos de 24h. A professora explica que os dois estudantes não foram alunos dela durante o período letivo de 2018, mas fizeram parte de um grupo de alunos que participaram da aula preparatória para o Enem. 

Franciellen que é professora na Escola Estadual André Avelino, no Bairro Morada da Serra e do Colégio Master, ambos em Cuiabá, teve a iniciativa de promover o “aulão solidário” para ajudar os alunos da escola pública a se saírem bem no Enem. Ela contou com o apoio do colégio Master, que imprimiu cerca de 50 apostilas de português para que fossem entregues aos alunos na aula preparatória.

A estudante Mariele Marques alcançou 920 pontos na redação e passou em 1º lugar para o curso de Química. “Quando vi o tema eu lembrei direitinho do que a senhora disse, que ia dar medo, que ia parecer que a gente não sabia nada, mas que a gente sabia sim. Que era pra respirar fundo e começar um rascunho e foi isso que eu fiz”, disse para Franciellen.

Já Carlos Silva alcançou 940 pontos na redação e passou em 2º lugar para psicologia. Ele relata que enquanto escrevia a redação lembrava o tempo inteiro da professora falando sobre as regras ortográficas. “A Universidade Federal é para mim também, eu lutei para passar. É para todos”, disse o aluno.

Franciellen parabenizou os estudantes pela aprovação no final da publicação e defendeu o acesso ao ensino superior. “É assim que mudamos o Brasil, cada um deles é o primeiro de sua família a ter a chance de frequentar a Universidade Federal... e seguimos, contribuindo um pouco e mudando a vida do outro. Universidade é para todos sim! Parabéns aos alunos e parabéns aos professores, vocês mudam o mundo!”, afirma a profissional de educação.

45 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rosana Marcela
    08 Fev 2019 às 16:29

    Gratidão essa a palavra para a prof. Fran como meu filho se referia, a qual corrigi a redação, retornava com as correções necessárias. Renan também passou na ufmt e tirou 800 na redação. Essa profissional despertou o interesse dele para escrever livros e estamos em busca de patrocínio professora. Parabéns e gratidão por se colocar no lugar de seis alunos.

  • elenir Dias de Souza Borges
    08 Fev 2019 às 15:50

    Parabéns à Mariele e ao Carlos Silva por tamanho esforço! Que tenham êxito em seus estudos e colham bons frutos. Parabéns, também, à professora Franciellen que nunca mede esforços para ajudar a quem quer aprender!

  • elenir Dias de Souza Borges
    08 Fev 2019 às 15:42

    Parabéns ap

  • Areal
    08 Fev 2019 às 10:51

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • joao
    08 Fev 2019 às 10:42

    PARABENS aos alunos pelo nobre sentimento de gratidão a mestre ao JORNAL pela matéria que demonstra em poucas palavras bons exemplos para os jovens e aos PROFESSORES que sirva ânimo para dedicarem nesta árdua profissão.

  • ZÉ MANÉ
    08 Fev 2019 às 06:43

    Parabéns à professora e aos alunos. O Brasil precisa de mais profissionais com a dedicaçao dessa, mas principalmente de professores com REMUNERAÇAO DECENTE.

  • jana
    07 Fev 2019 às 16:19

    Tanto sofrimento pra fazer esses curso...

  • Milton Ribeiro
    07 Fev 2019 às 15:00

    Por isso acredito no Brasil! Por gestos assim que admiro nossa gente! Parabéns Professores! Parabéns aos alunos! Vocês merecem estão correndo atrás do seu espaço, este mundo, este País é de vocês garotada! Lutem...conquistem...são de vocês de pleno Direito! Que sirva de exemplo aqueles e aquelas que ficam em casa, dormem até tarde, se enchem de preguiça.....não vai à luta, e depois vem a público no mais puro inveja dizer: GRANDE COISA..... ???????? Foi grande coisa sim!!! E eu me orgulho de morar nesta terra! De ver que esses bons exemplos acontecem aqui, na nossa cara! Parabéns alunos e Professores!

  • Mario Tupinamba
    07 Fev 2019 às 11:51

    Grande coisa... Sem tivesse passado para medicina....

  • Chico Bento
    07 Fev 2019 às 11:16

    Parabéns a essa professora que fez a diferença, ou seja, mais do que suas obrigações, apesar de que a grande maioria não faz nem suas obrigações. Parabéns aos alunos que aproveitaram a vontade da professora, estudaram, se prepararam e com certeza serão formados e transformados em grandes profissionais.

Sitevip Internet