Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2019

Notícias / Política MT

Botelho admite interesse em ser conselheiro do TCE e diz que AL prepara rito

Da Redação - Lucas Bólico

08 Fev 2019 - 11:36

Foto: Rogério Florentino Pereira/ OD

Botelho admite interesse em ser conselheiro do TCE e diz que AL prepara rito
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), admitiu interesse em ser conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso. A declaração foi dada ao programa Resumo do Dia. Botelho havia sido questionado sobre o interesse de disputa a Prefeitura de Várzea Grande nas próximas eleições municipais de 2020. “Tem desejo [de ser prefeito], tem de ir para o Tribunal de Contas também, mas vamos com calma ai”, respondeu. De acordo com ele o atual momento é de conhecer os novos deputados e iniciar uma boa legislatura na presidência do parlamento.

Leia também:
Vaga no TCE: ex-deputado joga a toalha, ex-presidente ganha força e promotor ‘surge’ na briga
STF libera vaga de Humberto Bosaipo no TCE para escolha da Assembleia Legislativa

O democrata conta que já há na Assembleia uma discussão sobre como deve ser feito o rito para escolha do próximo conselheiro. “Primeiro nós temos que ser comunicados oficialmente e nós não fomos. A hora que nós recebermos isso, nós temos um rito que estamos preparando aqui dentro para passar pela comissão de constituição e justiça, para analisar os documentos, fazer uma analise na vida da pessoa para que o colégio de líderes e o plenário possam decidir isso com a maior tranquilidade, sabendo que está escolhendo uma pessoa que tem capacidade para estar lá”, sustenta.
 
A definição sobre o rito deve sair já na próxima sessão legislativa, marcada regimentalmente para a próxima terça-feira (12). Apesar da confissão de um interesse na vaga, Botelho não apresentou seu nome ao listar os atuais candidatos, mas ressaltou que novos nomes podem surgir.
 
“Existe hoje colocado o nome do deputado Guilherme Maluf (PSDB), do deputado Sebastião Rezende (PSC), do promotor Mauro Zaque, que tem um deputado que está pretendendo indica-lo. São bons nomes ai e pode aparecer outros, mas vai ser com certeza [uma escolha] muito tranquila”, garantiu.
 
A vaga a ser preenchida era ocupada anteriormente por Humberto Bosaipo, ex-deputado estadual. Por decisão do Supremo Tribunal Federal, a Assembleia Legislativa, que é dona da prerrogativa de escolha da vaga, estava impedida de indicar um nome desde 2013. Decisão proferida no final de janeiro autorizou a retomada do processo de escolha.

15 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JUSTO VERISSÍMO
    09 Fev 2019 às 11:24

    SINDICONTAS NÃO DEIXE ESSA ABERRAÇÃO ACONTECER, ASSIM COMO VOCÊS NÃO DEIXARAM A JANETE RIVA ASSUMIR, NÃO DEIXE POLÍTICOS EM FIM DE CARREIRA ASSUMIR ATÉ MUDAR ESSA LEI, E SER ATRAVÉS DE CONCURSO PARA SER CONSELHEIRO DO TCE.

  • Vinicius Tenuta
    08 Fev 2019 às 17:15

    Hashtagmaurozaque no TCE! Pressionem seus representantes. Mauro Zaque é preparado e honesto!

  • joaoderondonopolis
    08 Fev 2019 às 16:54

    Não existe um cidadão mais adequado para a vaga no TCE que é o promotor de justiça Dr. Mauro Zaque. O resto é balela . A população quer Dr. Mauro Zaque.

  • JORGE LUIZ
    08 Fev 2019 às 16:45

    EU TAMBÉM TENHO INTERESSE NESSE CARGO, MEU NOME NÃO ESTÁ NO SPC/SERASA, NASCI NO PORTO, SOU GENTE BOA, E SEI CADA UMA PARA O NOTÓRIO SABER

  • Juca
    08 Fev 2019 às 15:37

    É cada uma que não dá nem para ler, quanto mais concordar!

  • paulo escorpião
    08 Fev 2019 às 14:26

    DEUS NOS LIVRE ENQUANTO É TEMPO.

  • Moacir
    08 Fev 2019 às 14:23

    Esse "Poder" deveria ser extinto. Isso sim seria economia para os Estados e país.

  • Juvenal Arruda
    08 Fev 2019 às 14:15

    Completamente despreparado para tal função.

  • Maria
    08 Fev 2019 às 14:09

    A ESCOLHA DO CONSELHEIRO TCE PELOS DEPUTADOS TEM DE ATENDER AOS PRINCÍPIOS TÉCNICOS DA LEGALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE E SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO, CONHECIMENTO JURÍDICO E CONTÁBEIS IDONEIDADE MORAL E REPUTAÇÃO ILIBADA.NADA DE FICHA SUJA.

  • Mileide Censurada
    08 Fev 2019 às 13:58

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet