Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

perigo

Em Cuiabá, 80% da população adulta está com excesso de peso ou obesa

Foto: dnoticias

Em Cuiabá, 80% da população adulta  está com excesso de peso ou obesa
A população da capital de Mato Grosso está majoritariamente acima do peso. O alerta vem da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em 2018 e realizada pelo Ministério da Saúde. Em Cuiabá, 57,4% dos habitantes com 18 ans ou mais  estão com excesso de peso e 22,7% obesos, ficando em sexto lugar no 'ranking'. Em 2014, a mesma pesquisa apontou que 55% da população estava obesa ou acima do peso o que rendeu – na época- o título de capital com  maior número de obesos.


Leia Mais:
Nutricionista dá dicas de como recuperar vitaminas e minerais depois da folia; Veja receita

Apesar dos números preocupantes, que apontam que quase 1 em cada 5 (18,9%) brasileiros das capitais são obesos, a pesquisa também revela mudanças de hábitos.

Segundo o Ministério da Saúde, após anos de crescimento, a prevalência de obesidade e excesso de peso começou a se estagnar e os brasileiros já demonstram práticas mais saudáveis. O consumo regular de frutas e hortaliças cresceu 4,8% (de 2008 a 2017), a prática de atividade física no tempo livre aumentou 24,1% (de 2009 a 2017) e o consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas caiu 52,8% (de 2007 a 2017).

A obesidade e o sobrepeso são portas de entrada para doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, que prejudicam a saúde da população e que poderiam ser evitadas, alerta o Ministério da Saúde.

De acordo com o Governo Federal, a Vigitel é uma pesquisa telefônica realizada com maiores de 18 anos, nas 26 capitais e no Distrito Federal, sobre diversos assuntos relacionados à saúde. Para avaliar a obesidade e o excesso de peso, a consulta leva em consideração o Índice de Massa Corporal (IMC), que deve estar abaixo de 25 pontos. Ele pode ser calculado pelo peso do indivíduo em quilogramas dividido pelo quadrado de sua altura em metros (kg/m²).
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet