Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Em tramitação

Deputado ameaça “barrar” RGA do Judiciário em defesa do reajuste aos servidores do Executivo

Deputado ameaça “barrar” RGA do Judiciário em defesa do reajuste aos servidores do Executivo
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, na noite desta terça-feira (12), o regime de “urgência urgentíssima” para tramitação da matéria que visa a concessão da Reposição Geral Anual (RGA) aos servidores do Judiciário. A aprovação do texto provocou discussões intensas no Plenário e o deputado João Batista (Pros), representante do movimento sindical, ameaçou articular a derrubada da pauta, caso a recomposição dos servidores dos demais Poderes permaneça congelada.


Leia mais:
Presidente do TJMT garante 3,43% de RGA a servidores para 2019

“Nós entendemos que cada Poder é independente financeiramente e que cada um tem o seu orçamento. Mas se o Governo diz que não há lastro financeiro para o pagamento da RGA – que é constitucional -, ao adentrar com uma ação no Judiciário os próprios juízes dizem que o Executivo não é obrigado a pagar, como esse mesmo Judiciário que depende também do orçamento do Estado concede para seus servidores? Já que é para todo mundo cortar na carne, que o Judiciário corte junto”, declarou o deputado, após a sessão.

Na última semana de janeiro, quando os deputados – sob forte pressão – aprovaram o projeto de leis que regulamenta novos critérios na concessão da RGA, ficou definido que o pagamento da recomposição estaria condicionado ao incremento de novas receitas no caixa do Estado.

Na prática, a concessão da RGA e de aumentos salariais está vedada quando houver extrapolamento dos limites máximos das despesas com pessoal, ressalvadas exclusivamente as promoções e progressões de carreira. Dentro dessas condições, caso não haja “folga” no caixa do Estado e a recomposição siga “congelada”, o Governo deverá rediscutir o assunto em 2021.

A RGA dos servidores do Judiciário, no entanto, é paga a partir da determinação do presidente do Tribunal de Justiça, em função da independência financeira de cada Poder. No mês passado, o presidente do TJ, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, assinou medida que definiu em 3,43% o RGA dos servidores da Justiça de Mato Grosso. O pagamento carece da aprovação da Assembleia Legislativa.

“Ainda há espaço para se discutir esse projeto aqui dentro. Contrapondo, inclusive, a opinião de alguns eu vou buscar conversar com os demais deputados. E, se for o caso, suspender sim a [RGA] de todo mundo”, frisou João Batista.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet