Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

PROJETO DE LEI

Após lei do feminicídio, deputado de MT quer endurecer penas para violência contra mulher

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Após lei do feminicídio, deputado de MT quer endurecer penas para violência contra mulher
O deputado federal Leonardo Albuquerque (Solidariedade) protocolizou nesta semana projeto na Câmara Federal para aumentar a pena para o crime de lesão corporal grave e qualificar o crime de ameaça quando cometidos contra mulher devido a condição do sexo feminino.

 
Atualmente, mesmo um espancamento em ambiente doméstico que resulte de incapacidade permanente, perda de membro, deformidade ou aborto, tem pena inicial de apenas 2 anos e 8 meses, o que garante ao réu o cumprimento da pena em liberdade.
 
Com a alteração proposta pelo PL em Defesa da Mulher, o agressor passaria a ter de cumprir pena de 5 a 8 anos, ainda com a possibilidade de agravamento de ⅓ no contexto de violência doméstica. Além de prevenir a agressão, o PL em Defesa da Mulher ataca a violência psicológica, uma das mais perpetradas contra as mulheres, com a criação de uma pena de três meses a um ano. Atualmente, não há pena para quem ameaça mulheres.
 
“A Lei do Feminicídio criou uma qualificadora para casos de homicídios, mas a questão da ameaça e da lesões corporais continuam muito brandas, incapazes de conter a estatísticas crescentes de violência contra mulher. O PL em Defesa da Mulher deve preencher essa lacuna com um recado incisivo para os agressores de mulheres: eles vão ser submetidos a penas pesadas”, afirmou Dr. Leonardo.
 
Leonardo explica que este PL foi motivado pelo aumento visível nos casos de violência contra mulher. De acordo Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2018, 193.482 mulheres foram vítimas de lesão corporal dolosa em 2017. Conforme dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a Central de Atendimento da Mulher (Ligue 180), realizou 7.036 casos de violência moral.
 
“É por isso que essa é uma medida muito importante no combate à violência contra mulher. Sabemos que os números em relação a violência moral são sempre deflacionados porque poucas tem coragem de ligar e denunciar antes de acontecer uma agressão física. E isso acontece porque falta um mecanismo legal que ampare essas mulheres. O PL em Defesa da Mulher visa criar esse mecanismo”, disse o parlamentar de Mato Grosso.
 
Além disso, pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada em fevereiro de 2019, “Visível e Invisível: A Vitimização de mulheres no Brasil”, mostra que 75% dos entrevistados têm a percepção de aumento da violência contra mulher nos últimos 10 anos. Essa mesma publicação ainda mostra que 29% das mulheres entrevistadas já sofreram algum tipo de insulto, humilhação, empurrão, chutes, ofensa sexual, ameaça com arma de fogo, lesão ou espancamento.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet