Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

hospital fechado

Emanuel, Mendes, Jayme e diretoria da Santa Casa se reúnem em busca de saída para crise

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Emanuel, Mendes, Jayme e diretoria da Santa Casa se reúnem em busca de saída para crise
O governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) se reúnem às 16h desta segunda-feira (1) no Palácio Paiaguás para debaterem saídas para a crise na Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Após semanas de impasse e dos serviços paralisados, Mendes e Pinheiro buscarão solução em debate que deve contar ainda com a participação do senador Jayme Campos (DEM) e da diretoria do hospital filantrópico.


Leia também:
“Questão foi técnica e não adianta o prefeito querer polemizar”, rebate Mendes sobre Festival 300

Esta será a primeira reunião direta entre Mendes e Pinheiro para tratar do assunto. O prefeito de Cuiabá conversou com a bancada federal nos últimos dias e já foi pelo menos três vezes a Brasília tratar do assunto no Ministério da Saúde. O ministro Luiz Henrique Mandetta prometeu que só irá colaborar com recursos para a unidade se a Prefeitura apresentar um plano de recuperação do filantrópico. Este plano tem de ser elaborado em conjunto com o Governo do Estado.
 
Na última semana, os secretários de Saúde do Estado de Mato Grosso e do município de Cuiabá, Gilberto Figueiredo e Luiz Antônio Possas, respectivamente, garantiram que vão atuar de forma conjunta em favor da saúde pública da Capital mato-grossense. A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá não realiza atendimentos desde o dia 11 de março.

O diálogo entre governador e prefeito já vinha sendo travado com dificuldade há semanas, mas se agravou tanto em razão da Santa Casa quanto pelo cancelamento do Festival 300, circuito de show planejado pela prefeitura para comemorar o tricentenário da Capital. Sobra a crise no filantrópico, Mendes reforçou que este é um problema majoritariamente da prefeitura.
 
“Olha, a saúde pública do estado de Mato Grosso está realmente numa situação extremamente ruim, delicada, difícil”, afirmou o governador. “Pegamos a saúde com absolutamente um caos, mais de R$ 400 milhões de restos a pagar, de dívidas com seus fornecedores, dívida com consórcios, com a Prefeitura, um absoluto caos. Estamos trabalhando muito pra enfrentar esses problemas. Quando eu fui prefeito de Cuiabá nós conseguimos, durante os quatro anos, administrar esse problema da Santa Casa, e eu nunca deixei a Santa Casa fechar. Eu desejo ao prefeito que faça o mesmo” declarou Mendes.
 
Emanuel Pinheiro rebateu que enquanto Pedro Taques (PSDB) foi governador, a Santa Casa também não fechou as portas.

A Santa Casa de Misericórdia está fechada desde o dia 11 de março por conta de uma série de dívidas com funcionários e fornecedores. Em razão disso, os pacientes oncológicos e nefrológicos foram transferidos para o Hospital de Câncer e Hospital Geral da União (HGU). Entretanto, não foi liberado prontuário para que eles fossem regulados para os outros hospitais, e os pacientes continuam sendo tratados na unidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet