Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Caso Sec 300

Vereadores rejeitam comissão processante e mantêm Emanuel no cargo

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Vereadores rejeitam comissão processante e mantêm Emanuel no cargo
Os vereadores de Cuiabá decidiram rejeitar o requerimento para instauração de uma comissão processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), por conta de possíveis irregularidades no contrato de aluguel de um imóvel para a Secretaria dos 300 anos que não foi utilizado. Ao todo, foram 14 votos contra e nove a favor (sem abstenções). Com isto, o gestor municipal está mantido no cargo.


Leia mais:
Vereador apresenta pedido de CPI para investigar todos aluguéis da Prefeitura de Cuiabá

A votação foi realizada na Câmara de Vereadores de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (02). Mais uma vez, diversas discussões tomaram conta da sessão parlamentar, que precisou ser interrompida mais de uma vez para que a ordem fosse reestabelecida. Por força de regimento, apenas o presidente da Casa, Misael Galvão (PSB) e Diego Guimarães (PP), autor do pedido, não votaram.

Antes da votação, o vereador Dilemário Alencar (PROS) disse que a comissão seria importante para investigar as supostas irregularidades. “O prefeito sabia da locação, mas jogou a culpa toda em cima das costas do ex-secretário Junior Leite”, argumentou. Ele ainda acrescentou que irá apresentar um requerimento para que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde convoque o ex-secretário Huark Douglas.
 
O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) afirmou que não vê aluguel fantasma neste caso da Secretaria dos 300 anos. “Houve publicidade no contrato. Foi um erro, falha de gestão, não é apenas o Emanuel que faz a gestão, ele tem seus subordinados. O secretário assumiu o seu erro, atitude louvável, saiu do quadro da prefeitura e irá arcar com qualquer prejuízo que tenha sido dado ao erário. O que vejo é uma vontade pessoal de tentar afastar o gestor que foi eleito pelo povo e está mudando a cidade”.
 
Felipe Wellaton (PV) pontuou que o caso representa ato de improbidade do prefeito. “Ele pagou R$ 72 mil em um imóvel que não foi utilizado. Foram quatro meses sem secretário, sendo assim, Emanuel é quem responde. É uma lesão ao erário público, dinheiro jogado no lixo. Esta casa não pode se furtar de uma investigação”.
 
“Querem afastar o prefeito do mandato para investigar. É uma posição séria, eleito pelo povo. Estamos falando do gestor da capital do Estado. Precisamos ter responsabilidade. Por isto, propusemos a instauração de uma CPI, que tem como papel investigar, apurar e, ao final, punir os culpados. Bem diferente do que a oposição está querendo fazer”, disse o vereador Chico 2000 (PR).
 
O vereador Abílio Junior (PSC) usou a tribuna para rebater as declarações do prefeito Emanuel Pinheiro (DEM). “Os moleques que o prefeito chama vão até o local, pegam a prova e enviam para o Ministério Público. Os moleques que aqui estão, baixaram a passagem de ônibus. Além disto, quando entregamos os mapas, as planilhas do problema na Saúde, esta Casa disse que não tinha competência para investigar. O Ministério Público denunciou toda aquela galera. Eu ouço as pessoas nas ruas. Junior Leite esteve na TV Centro América e disse com todas as palavras que o prefeito sabia”, discursou o parlamentar, que acabou interrompido no momento em que colocava o áudio da gravação.
 
Por fim, Mário Nadaf foi outro a se colocar contra a instauração da comissão processante. “O próprio Abílio disse que as CPIs desta casa deram resultado. Iremos investigar, mas não através de uma ferramenta tão contundente, colocando a cabeça do prefeito na masmorra. Emanuel já deu uma boa lição de casa. Exonerou o secretário Junior Leite, compete a nós uma investigação célere e transparente para responsabilizar os culpados e ressarcir os cofres públicos de eventuais prejuízos”.
 
O vereador Chico 2000 (PR) apresentou pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o objetivo de investigar todos os aluguéis promovidos pela prefeitura do município. Ele criticou os parlamentares da oposição, que, segundo ele, estão querendo pular etapas e culpar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
 
Na semana passada, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou à Controladoria-Geral do Município a instauração de uma Tomada de Contas Especial “para apurar possíveis irregularidades no processo de locação da sede da Secretaria dos 300 anos”. O caso resultou no afastamento do secretário de Comunicação, Junior Leite, que era titular da Sec 300 quando o imóvel foi locado.
 
Moleques
 
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), afirmou que irá acionar vereadores da oposição na Justiça e classificou como “molecada” o grupo de parlamentares que lhe criticam com frequência na Câmara Municipal. Emanuel se recusou a citar nomes, mas se mostrou indignado com o “conselho” que vereadores deram ao ex-secretário de saúde Huark Douglas para que ele delate o prefeito.
 
“Você vê o grau de inconsequência e irresponsabilidade dessa molecada. Eles vão responder na Justiça. Eu já mandei preparar ação criminal e civil contra esses levianos, né? Que querem imputar a mim uma certa responsabilidade que eu não tenho. Eu quero que apure tudo. Se tem alguém que quer que se apure tudo, absolutamente tudo, sou eu. Pode apurar tudo. Não só isso. Tudo o que se tem contra agentes políticos no Brasil, em Mato Grosso e no Brasil. Especialmente também na Câmara Municipal contra esses vereadores que tem também denúncias ai pesadas contra eles. Eu também quero que se apure. Nada pode ficar sem ser apurado”, rebateu Emanuel.
 
O prefeito afirma que está focado em Cuiabá, mas está preparando a ação judicial para defender sua careira e história política. “Não tendo o que falar da gestão e no desespero de tentar agredir o prefeito, extrapolam os seus limites. Extrapolam a sua imunidade, se escondem atrás dela para pensar que pode falar o que quiser e não vão atacar 30 anos de vida pública dessa forma. Vai ter que provar as leviandades que falaram, na Justiça. Caso contrário vai pagar no rigor da lei”.

Veja os vereadores que votaram a favor da comissão permanente:

Vinícius Huguiney
Abílio Junior
Dr. Xavier
Felipe Wellaton
Lilo Pinheiro
Clebinho Borges
Marcelo Bussiki
Dilemário Alencar
Wilson Kero Kero


Atualizada às 12h35 e às 12h46.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet