Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Dia do Índio

PRF deflagra operação para coibir bloqueio de BR e evitar cobrança de ‘pedágio’ por indígenas

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

PRF deflagra operação para coibir bloqueio de BR e evitar cobrança de ‘pedágio’ por indígenas
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagra, na manhã da próxima quinta-feira (18), a ‘Operação Dia do Índio’, que tem como objetivo garantir o direito de ir e vir dos usuários da BR-070, em Primavera do Leste (244 quilômetros de Cuiabá). A intenção é coibir o bloqueio da rodovia por parte de indígenas da região para a cobrança ilegal de “pedágio”.


Leia mais:
Juiz marca nova audiência de interrogatório de bisavó que enterrou bebê indígena viva
 
A prática ilegal dos indígenas acontece em razão da proximidade do Dia do Índio, comemorado nesta sexta (19), sob justificativa de arrecadar dinheiro para as festividades nas aldeias.
 
A operação, que segue até a noite do próximo sábado (20), será realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF). A PRF contará com o reforço de 32 policiais, parte deles do Grupo de Choque, especializados em controle de distúrbios. Dez viaturas serão empregadas no patrulhamento e, caso necessário, no serviço de escolta.
 
As ações serão intensificadas especialmente no trecho entre o km 200 e km 240, onde, no ano passado, indígenas bloquearam o tráfego, condicionando a passagem ao pagamento de uma espécie de pedágio.
 
Além da Polícia Federal, que participará efetivamente das atividades, para o planejamento da Operação a PRF acionou também o Ministério Público Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as Prefeituras de Primavera do Leste e Barra do Garças.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet