Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Fez história

Botelho oficializa afastamento e Janaína agradece a família ao se tornar 1ª mulher presidente da AL

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Botelho oficializa afastamento e Janaína agradece a família ao se tornar 1ª mulher presidente da AL
Em sessão ordinária nesta quarta-feira (17), véspera de feriado, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) oficializou o seu afastamento para, segundo ele, tratar sua saúde e de assuntos pessoais, e passou o bastão para sua vice, Janaína Riva (MDB), que fez história e se tornou, mesmo que momentaneamente, a primeira mulher a exercer o cargo de presidente da Assembleia Legislativa.


Leia também
Wilson diz que VLT possui quase R$ 200 mi em caixa e pede para Mendes “administrar angústia”


“Isso me enche de orgulho, até mesmo porque a senhora deputada é uma das pessoas mais competentes que já sentou em uma das cadeiras dessa casa. Pela competência e disponibilidade, não tenho dúvidas de que ela assumirá muitos outros cargos, não só nesta casa, mas em vários outros cargos neste Estado e na esfera federal deste país”, disse Botelho.

Em resposta, a parlamentar agradeceu aos colegas de parlamento, falou da importância de ser a primeira mulher a exercer o cargo de presidente do Legislativo, agradeceu sua família e se comprometeu a fazer o melhor para a população mato-grossense.

“É a primeira vez em 184 anos de história de parlamento, uma mulher, a única mulher da legislatura assumir a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso... Assumo este desafio de cabeça erguida e humildemente, assim como eu cheguei a Assembleia Legislativa quatro anos atrás. Por isso o meu muito obrigado pela confiança, a minha família, ao meu marido, aos meus pais, aos meus filhos. Meu compromisso a todos os mato-grossenses é fazer sempre o melhor nos dias que estiver dentro dessa casa”, afirmou a deputada.

Botelho, que foi reeleito como presidente da casa de leis em fevereiro, está se afastando do cargo de deputado para cuidar de sua saúde. O parlamentar tem o período de 120 dias (4 meses) para ficar ausente da função, no entanto ele não decidiu até que dia permanecerá longe do legislativo. Em seu lugar, assumirá a partir da semana que vem, o vereador e apresentador, Toninho de Souza (PSD).

Filha do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (sem partido), Janaína foi eleita em 2014 com 48,1 mil votos e reeleita em 2018 como a candidata mais votada, com 51,1 mil votos.

Em fevereiro, a deputada foi eleita na chapa encabeçada por Eduardo Botelho, como vice-presidente da casa de leis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet