Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

tudo parado

Emanuel promete intervenção na Santa Casa caso Mauro Mendes compartilhe responsabilidade

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Emanuel promete intervenção na Santa Casa caso Mauro Mendes compartilhe responsabilidade
Na ultima segunda-feira (22), durante visita do ministro da Saúde a Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que promoverá intervenção administrativa na Santa Casa de Misericórdia caso o governador Mauro Mendes (DEM) assuma gestão compartilhada do hospital. Um dia depois da declaração do emedebista, por meio de nota, o Governo anunciou elaboração de uma proposta para a reabertura da unidade, que está fechada há quase dois meses, mas não mencionou se irá tomar para si a atribuição e criticou a inércia da Prefeitura em solucionar o caso.


Leia mais:
Governo anuncia elaboração de proposta de solução para reabertura de Santa Casa

“Uma possível intervenção tem que ser precedida, primeiro, do envolvimento direto e seguro do Governo do Estado, até porque 70% dos pacientes da Santa Casa são do interior do Estado. E também do Ministério da Saúde, porque a saúde publica é universal, o SUS é universal. Havendo essa garantia, aí nós vamos discutir bastante para resguardar Cuiabá e o prefeito também, tendo em vista que a Santa Casa é uma instituição privada e que teve um grave problema de gestão interna que a levou a praticamente, podemos falar assim, a falência. Eu não posso trazer esse problema de má-gestão para dentro da Prefeitura, que tem inúmeros problemas já com a saúde pública”, defendeu Emanuel, na segunda-feira.

Nesta terça-feira (23), encerrou-se o prazo dado pela Câmara de Cuiabá para que Emanuel anunciasse sua decisão sobre o caso. O presidente Misael Galvão (PSB) chegou a dizer que iria judicializar a questão caso nenhuma providência fosse tomada. No final da mahã de hoje, o prefeito se posicionou diante da nota do Governo do Estado, mas somente reiterou o que já havia dito anteriormente. Veja abaixo.

A crise da Santa Casa tem envolvido diversos atores e uma reunião chegou a ser realizada entre os deputados estaduais e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mas o encontro terminou como começou: sem resultados.

Irritado após provocação do deputado Wilson Santos (PSDB), que cobrou atuação mais firme do Ministério da Saúde e a presença de um funcionário federal na unidade, o ministro deixou a Assembleia Legislativa sem dar entrevistas, mas garantiu, momentos antes, que não iria dar dinheiro à entidade sem que fosse apresentado um relatório completo sobre a origem da dívida, além de um plano de recuperação econômica da instituição.

A Santa Casa está fechada desde o dia 11 de março por falta de pagamento a fornecedores e funcionários, que acumulam até 10 meses de salários atrasados. A Assembleia Legislativa, assim como a Prefeitura de Cuiabá, manifestou o desejo de repassar R$ 3,5 milhões (cada) para a instituição poder quitar parte dos salários atrasados, mas a ação não foi permitida, por conta da falta do plano de viabilidade. A proposta do Governo do Estado deverá ser apresentada ainda esta semana.

“O prefeito Emanuel Pinheiro é o primeiro a se colocar à disposição para ajudar a manter a Santa Casa aberta. Essa é a posição da Prefeitura e qualquer coisa diferente disso vai depender de apoio, de recursos e de resguardo para a Prefeitura. Eu não posso puxar para a Prefeitura uma crise que Cuiabá não tem nenhuma culpa”, reforçou Emanuel Pinheiro.

Veja a íntegra da nota divulgada pela Comunicação da Prefeitura nesta quarta-feira:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre a nota emitida ontem a respeito da elaboração de uma proposta de solução para a reabertura da Santa Casa pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Cuiabá informa:
• Não houve comunicação oficial por parte do Governo do Estado à Prefeitura de Cuiabá;
• O prefeito Emanuel Pinheiro aguarda o posicionamento oficial do Governo do Estado para então saber qual a contribuição que lhe cabe, uma vez que a Santa Casa é um hospital privado e a maioria dos pacientes atendidos são do interior de Mato Grosso; 
• O prefeito Emanuel Pinheiro respeita a instituição Santa Casa e está pronto para ajudar no que for de responsabilidade da Prefeitura e para o benefício dos cuiabanos.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet