Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

POLÊMICA EM AUDIÊNCIA

Medeiros diz que teve fala distorcida e defende que índios tenham autonomia sobre terras

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Medeiros diz que teve fala distorcida e defende que índios tenham autonomia sobre terras
Confrontado pela líder Tuíra Caiapó após fazer críticas às Organizações não Governamentais (ONG’s) que defendem os povos indígenas, o deputado federal José Medeiros (Pode) disse que teve sua fala distorcida e explicou que, na verdade, defendia tão somente que os índios tivessem autonomia sobre suas terras.


A fala em questão foi filmada. Nela o deputado diz que existem aldeias em cima de jazidas das quais não podem extrair diamantes, ao que a líder Caiapó rebate: “Nós mebengokré não estamos vendendo minério. É vocês que gostam de extrair minério”. A declaração de Medeiros ocorreu sob vaias.

Leia mais:
Indígena rebate Medeiros e manda deputado levar recado a Bolsonaro; veja vídeo

“Boa parte das aldeias no Mato Grosso e no Brasil, o que se vê é alcoolismo, drogadição (sic), fome... E o que eu defendi foi o seguinte: existem aldeias que os índios querem produzir, querem plantar, querem fazer sua terra, tirar dali o seu sustento. Por isso eu disse que o Estado está intervindo demais, porque em casos como esse que os índios querem ter autonomia sobre suas terras o Estado não permite. E não permite, boa parte, por causa desse aparelhamento, dessa coisa ideológica que tem que ter alguém tutelando os índios. Fui vaiado por isso”, rebateu o deputado, em áudio encaminhado à imprensa.

A discussão entre o deputado e a líder indígena foi registrada durante audiência pública na Câmara Federal, na semana passada. Toda a situação foi registrada por redes de televisão, inclusive pela TV Câmara.

Ao discursar, Medeiros disse que “tem malandro ganhando dinheiro em cima dos índios. Os índios estão em cima de jazidas que não pode tirar o diamante, tem madeira da qual não pode fazer o manejo, tem terra que não pode fazer agricultura”. Após o posicionamento, o parlamentar foi vaiado.

Tuíra Caiapó explicou que os indígenas não vendem minérios e pediu para que o deputado, líder do presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Câmara, levasse a mensagem dela ao seu chefe. O Governo Federal, no início deste ano, editou a MP 870, cuja medida desmonta a Funai, órgão responsável pela política indigenista do Estado brasileiro, transferindo o mesmo do Ministério da Justiça para o recém criado Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, comandado por Damares Alves.

“Deputado, leva minha mensagem para seu chefe nos respeitar. Tem que respeitar a nossa Funai. Deixa a Funai inteira para nós. A Funai é nosso órgão há muito tempo, por isso defendemos, deixa inteira para nós. Não fiquem bagunçando nossa saúde indígena. Deputado, deixa nossa saúde do mesmo jeito que está, para que possamos defender coisas, assim como: mata, rio, Funai, saúde, entre outros (sic)”, defendeu Tuíra.

Para o deputado, no entanto, as declarações de Tuíra – cujo pronunciamento foi feito no dialeto de sua tribo – foram propositais e articuladas por essas mesmas Ong’s que, segundo ele, “vão perder a boquinha”.

“Eles estavam lá com todos os canais internacionais gravando, dizendo que eu tava defendendo que houvesse uma exploração econômica das terras indígenas. Torceram a minha fala. E eu fico muito triste de ver um jornalista comer da mão de alguém. Podia ter assistido o vídeo, ta lá na TV Câmara, mas tudo bem, cada um escreve o que quiser. Mas eu defendo que os índios façam o que quiser com suas terras. Não estou defendendo que branco fique lá dentro, eu to defendendo que quem quiser ficar o dia inteiro de papo pro ar sem fazer nada, que fique. E que o Estado também pare de mandar dinheiro, não vá lá, que ninguém se meta na terra deles. Agora, aquele que quiser produzir, que possa”, pontuou Medeiros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet