Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Climatizar é humanizar

Emanuel Pinheiro promete 100% das escolas públicas climatizadas até 2020

03 Mai 2019 - 17:55

Da Redação - Thaís Fávaro Da reportagem local - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Emanuel Pinheiro promete 100% das escolas públicas climatizadas até 2020
A Escola Estadual Professora Guilhermina de Figueiredo, no bairro Carumbé, em Cuiabá, recebeu nesta semana o tricentésimo ar condicionado do Programa Climatizar é Humanizar, da Prefeitura de Cuiabá. Ao todo, 32 escolas já foram 100% climatizadas e outras 14 parcialmente. De acordo com o Prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), até o final da sua gestão, em 2020, o programa irá instalar refrigeradores de ar em 100% das Escolas Públicas Municipais de Ensino da capital. Até o momento, 75% das unidades já receberam os aparelhos.


Leia mais
Prefeitura revitaliza canteiros e tampa ‘cicatrizes do VLT’ na Prainha e Fernando Corrêa
 
Segundo o Secretário de Educação, Alex Vieira Passos, o programa não se resume apenas à instalação dos aparelhos de ar condicionado. Um estudo na parte estrutural e na fiação elétrica é realizado para que a unidade suporte os novos aparelhos. “Nós assumimos uma rede (elétrica) da década de 90, toda ela deficitária, estamos passando por uma reestruturação. Saímos de 49% da rede climatizada e pulamos para 75%. Até 2020 a previsão é que 100% das salas de aula da rede pública municipal de ensino estejam climatizadas”, afirma.

A primeira fase do programa teve inicio no segundo semestre de 2018, a segunda etapa do projeto foi lançada nesta quinta-feira (2), durante a entrega do aparelho na Escola Estadual Professora Guilhermina de Figueiredo. Ela atenderá escolas que precisam de mais estrutura como a troca dos telhados e da fiação elétrica. “O prefeito agora está finalizando a licitação para a troca de 60 telhados, o investimento é em torno de R$ 30 milhões de reais. Ao fazer a troca de todo o telhado e da parte elétrica, elas já estarão recebendo os ares condicionados e assim completando a segunda etapa dos 100% das salas de aula de Cuiabá climatizadas. Cuiabá vai ser a primeira cidade em Mato Grosso 100% climatizada”, conclui o secretário.  

O prefeito Emanuel pinheiro afirmou durante o evento que o programa visa contemplar também outros profissionais, como as merendeiras. Um projeto piloto está em andamento para que até o final da sua gestão, não somente as salas de aula, mas também as cozinhas das escolas sejam climatizadas.

“Eu já autorizei a gestão a fazer o projeto piloto para levar o projeto para todas as cozinhas da rede também até o final da minha gestão. Até porque é duro a vida da merendeira, aquele calor enorme fazendo a merenda de manhã, tarde e lanche. É um calor horroroso, com o fogo ainda, então não é fácil. Eu autorizei o Climatizar é Humanizar também para as cozinhas, tem algumas adaptações que não são tão simples quanto uma sala de aula, mas eu já determinei”, afirma.

O projeto piloto está em andamento nas escolas Professora Elza Luiza Esteves, no bairro Canjica e também na Professora Guilhermina de Figueiredo. De acordo com o prefeito, até o final da sua gestão, em dezembro de 2020, todas as unidades de ensino da rede pública municipal de Cuiabá, terão ar condicionados nas salas de aula, se estendendo para as cozinhas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet