Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Estado analisa

Deputado alerta para risco de retirada de atendimentos de pediatria da Santa Casa

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Deputado alerta para risco de retirada de atendimentos de pediatria da Santa Casa
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) vê com preocupação a possibilidade de retirada, por parte do Governo do Estado, dos serviços de baixa e média complexidade da Santa Casa de Cuiabá, que englobaria entre outras atividades o atendimento à pediatria na unidade, até então referência em Mato Grosso. A hipótese foi ventilada pelo Executivo após a requisição administrativa dos bens e serviços do hospital, que passará a ser gerido pela Secretaria de Estado de Saúde e funcionará como um hospital público estadual.


Leia mais:
Governo deve cortar 40% dos funcionários da Santa Casa de Cuiabá

“A Santa Casa ela não oferecia só alta complexidade, ela oferecia uma serie de procedimentos de baixa e de média, especialmente nas cirurgias. Então, se o Governo do Estado quiser dar à Santa Casa o perfil assistencial apenas de alta complexidade, na minha leitura nós teremos problemas na baixa e na média, porque há uma demanda reprimida exatamente para cirurgias de vesícula, de hérnia, que antes a Santa Casa realizava em sua rotina. Pediatria! A Santa Casa tem uma enfermaria com mais de 60 leitos de pediatria, era porta de entrada para urgência e emergência de pediatria no Estado. E isso não é alta complexidade. É importante ampliar a alta complexidade, mas é importante manter os serviços que a Santa Casa já realizava antes de seu fechamento”, argumentou o deputado, em entrevista à Rádio Capital FM.

A “apropriação” da Santa Casa foi anunciada pelo governador Mauro Mendes (DEM) no início de maio, depois de quase dois meses do encerramento das atividades do hospital, fechado desde o dia 11 de março por conta de problemas financeiros.

Em razão da requisição administrativa da unidade hospitalar, o Estado assume todo o controle do estabelecimento e de seus equipamentos de forma emergencial e temporária, com o objetivo de assegurar o atendimento de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde. Ao anunciar sua decisão, Mendes afirmou que todos os contratos e serviços até então ofertados pela Santa Casa seriam revistos.

“Eu considero, nesse momento, que a decisão do governador foi correta. E, agora, a gente ta fazendo um esforço par que dê tudo certo, que a Santa Casa retome seu funcionamento, os funcionários tenham os salários atrasados pagos e a população volte a ser atendida. Mas esses serviços precisam ser mantidos. É um dialogo que nós vamos ter que levar adiante com a Secretaria de Saúde”, pontuou Lúdio Cabral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet