Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

sem Previdência

Mauro não descarta ‘contingenciamento’ na Unemat semelhante ao anunciado por Bolsonaro

14 Mai 2019 - 11:41

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Do Local - Erika Oliveira

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Mauro não descarta ‘contingenciamento’ na Unemat semelhante ao anunciado por Bolsonaro
O governador Mauro Mendes (DEM) não descartou realizar um contingenciamento no orçamento da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), assim como o Governo Federal está fazendo com as universidades e institutos federais, caso a economia do país e a arrecadação do Estado não melhorem nos próximos meses.


Leia também
Reitores da UFMT e IFMT se reúnem com deputados federais para tentar reverter bloqueio de 30%


De acordo com o chefe do Executivo, a economia nacional passa por um momento preocupante, fato que pode trazer problemas graves para todos os Estados. De acordo com Mendes, não adianta a população e parte do Congresso protestarem, pois reformas como a da previdência precisam ser aprovadas para o país não "quebrar".

“O Governo Federal e a economia nacional em geral passam por um momento instável, então isso preocupa todos nós. O Brasil já vive há alguns meses, alguns anos aliás, de baixo crescimento econômico. Não adianta espernear, não adianta fazer protesto, o que nós temos que fazer é trabalhar com seriedade e aprovar as reformas”, disse o governador durante inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, nesta terça-feira (14).

Questionado sobre um possível contingenciamento no orçamento da Unemat, assim como foi determinado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), o governador explicou que já vem realizando cortes em diversas áreas e não descartou a medida, caso a situação financeira do país e a arrecadação do Estado não melhore.

“Estamos tomando varias medidas de maneira silenciosa. Eu não sou uma pessoa que gosta de ficar tomando medidas espetaculosas, faço no dia-a-dia medidas importantes de cortes de gastos, de redução de despesas tanto que já é perceptível para muitos setores que o governo já melhora o seu desempenho mesmo no momento de crise, mesmo pegando três bilhões e 575 milhões de restos a pagar. Agora nós temos que acompanhar a evolução da economia brasileira. Já existe um sinal claro de que o PIB está em franco declínio esse ano e se isso realmente se confirmar como vem se confirmando os primeiros meses, isso vai afetar profundamente a arrecadação. Se entrar menos dinheiro nós teremos que cortar mais despesas”, afirmou.

A Unemat tem um orçamento anual de aproximadamente R$ 300 milhões, no entanto, nos últimos anos, cerca de 80% deste recurso foi utilizado somente para o pagamento da folha salarial de seus servidores.

Nas últimas semanas, o Ministério da Educação anunciou um contingenciamento de no orçamento das universidades e institutos federais de todo o Brasil. A medida causou revolta em alunos, professores e reitores, além de parte do Congresso Nacional.

Em Mato Grosso, o percentual do corte momentâneo corresponde cerca de R$ 65 milhões no orçamento da UFMT e do IFMT, segundo os reitores das duas instituições.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet