Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2019

Notícias / Política MT

Questionado por Emanuelzinho, ministro da Educação afirma que contingenciamento é culpa do governo Dilma

Da Redação - Thaís Fávaro

16 Mai 2019 - 11:22

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Questionado por Emanuelzinho, ministro da Educação afirma que contingenciamento é culpa do governo Dilma
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, participou de sabatina no plenário da Câmara de Deputados, na tarde de quarta-feira (15), para prestar esclarecimentos sobre os bloqueios na verba da educação. Ao ser questionado pelo deputado federal Emanuelzinho (PTB), sobre a falta de dialogo com os reitores das universidades e dos institutos federais para se discutir o contingenciamento de 30% na verba da educação, o ministro afirmou culpou governos passados. “O orçamento atual foi feito pelo governo eleito de Dilma Rousseff e do senhor Michel Temer, que era vice. Nós não votamos neles", disse.

Leia mais
Emanuelzinho propõe apreensão de armas e uso de tornozeleira eletrônica a autor de feminicidio
 
Emanuelzinho questionou o ministro sobre a dificuldade do governo em se reunir com os reitores e mostrar um planejamento para que haja esse contingenciamento na verba da educação. “Qual a dificuldade, qual o receio de chamar esses reitores dessas universidades para conversar? Às vezes no planejamento que a gestão da universidade faz, não é possível fazer esse contingenciamento. Gestão não se faz com ideologia, se faz com planejamento, com critérios técnicos, critérios específicos que possam colocar no patamar de futuro a curto, médio e longo prazo, o que é que uma universidade quer fazer”, afirma.
 
O ministro fez criticas ao governo PT e responsabilizou o partido pelo bloqueio de verbas da educação. “Nós não somos responsáveis absolutamente pelo desastre da educação básica brasileira”. Abraham ainda defendeu que os recursos recuperados de desvios da Petrobras sejam destinados para a educação. Segundo ele, um acordo entre a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério Público está sendo costurado para que R$ 2,5 bilhões recuperados dos desvios na petroleira sejam destinados para a saúde e para a educação. "O dinheiro roubado está voltando, e ele pode servir de alívio", defendeu
 
O ministro ainda sugeriu que grandes empresas patrocinem as universidades, se tornando patronos das instituições. “A universidade [pode] ter um patrono, como lá fora. Por que uma organização como a rede Globo não pode ser patrona da UFF ou da UFRJ? Coloca lá, 'Campus Roberto Marinho'. É feio isso?", disse.

23 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Lindalva Dias
    17 Mai 2019 às 09:32

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • JOSE NILDO
    17 Mai 2019 às 08:46

    KKKK CADA UMA ESSE DEPUTADO QUESTIONAR QUEM ELE SO SABE QUEM COLOCOU ELE EM BRASILIA....MT É FOGO

  • Rei Do paletó
    16 Mai 2019 às 23:37

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Ademir
    16 Mai 2019 às 21:00

    Um Ministro da Educação que pegou a maior bucha de canhão, aonde credito e torço por uma grande CPI para prender todos reitores, professores , políticos que roubaram e muito a Educação, e ainda receber crítica de um filho , qual pai roubou dinheiro que iria para Educação num paletó furado, é o fim do mundo mesmo!!!! Já basta a Dinastia de corruptos, Riva, Campos, Mendes, agora Pinheiro!!!

  • Cuibania
    16 Mai 2019 às 19:37

    A culpa é atribuída a políticos corruptos que coloca dinheiro de propina dentro do palitor, esse deputado nunca trabalhou na vida isso mostra o despreparo do eleitor matogrossense

  • Elias
    16 Mai 2019 às 19:24

    Meu Deus, quem votou nisso, o homem d paletó derramou muito dinheiro, heim.

  • A verdade
    16 Mai 2019 às 17:09

    Diz aí o playboy da UNIC que fazia várzea tanto dentro, quanto fora de sala!

  • Pau de guarda chuva
    16 Mai 2019 às 15:10

    Manezinho e piada

  • Telemaco Seixas
    16 Mai 2019 às 14:56

    Como elegeram Emanuelzinho? Não acredito...

  • João Capile
    16 Mai 2019 às 14:55

    Nota dez para o comentário de Whitney Spears. Ri muitooooooooo.

Sitevip Internet