Olhar Direto

Terça-feira, 15 de outubro de 2019

Notícias / Mundo

Cacique Raoni ganha apoio de Macron para construir muro de bambu no Xingu avaliado em 1 milhão de euros

Da Redação - Wesley Santiago

17 Mai 2019 - 10:45

Foto: Thomas Samson / AFP

Cacique Raoni ganha apoio de Macron para construir muro de bambu no Xingu avaliado em 1 milhão de euros
O cacique Raoni Metuktire recebeu o apoio do presidente francês, Emmanuel Macron, na última quinta-feira (16), para a construção de muros verdes feitos de bambu, para delinear a reserva do Xingu. O líder indígena do Alto Xingu, na divisa entre Mato Grosso e o Pará, está na Europa em busca de um financiamento de um milhão de euros. A viagem deverá durar três semanas.

Leia mais:
Cacique Raoni recebe título de cidadão honorário de Paris, na França
 
Raoni foi recebido por Macron na quinta-feira, ocasião em que o presidente lhe assegurou o apoio da França em sua luta para proteger a biodiversidade e os povos da Amazônia, vítimas de um crescente desmatamento.
 
O chefe de Estado francês conversou por 45 minutos no Palácio do Eliseu com Raoni e com três outros líderes da Amazônia - Kailu, Tapy Yawalapiti e Bemoro Metuktire. Ao final da reunião, eles levantaram os braços nos degraus do Eliseu.
 
O objetivo desta viagem de três semanas pela Europa é lançar um SOS junto à opinião pública e aos líderes políticos para salvar a grande reserva do Xingu, uma enorme área de biodiversidade de cerca de 180.000 km2.
 
"Busco um milhão de euros para financiar muros verdes feitos de bambu, para delinear a grande reserva do Xingu, que tem sofrido com a intrusão permanente de traficantes de madeira e de animais, garimpeiros e caçadores, que vêm caçar em nossas terras", disse Raoni em uma entrevista publicada nesta quinta-feira pelo ‘Le Parisien’.
 
Depois do encontro, a presidência disse que a França apoiaria o projeto de Raon", como parte de "seu compromisso com a biodiversidade e no âmbito da presidência do G7" este ano. Esse compromisso, incluindo financeiro, será anunciado posteriormente.
 
Por ocasião desta reunião, o governo francês anunciou que a França planeja sediar uma cúpula internacional de povos indígenas do mundo inteiro, provavelmente em junho de 2020. (Com informações da France Presse)

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Areal
    18 Mai 2019 às 08:04

    Bonito pra nossas caras..o cara vai pra fora pra pedir apoio já aqui colocaram no poder um nazista

  • Cuiabano
    17 Mai 2019 às 21:01

    Kkkkkkk, caciques terenas estão vendendo madeira , panaras exploramos por ONG no nortão . Fala sério!

  • Silvia
    17 Mai 2019 às 17:14

    MENTIRA.... o presidente Mácron, não vai dar um centavo de euro p está idiotice...

  • cal
    17 Mai 2019 às 16:10

    Vamos ler um pouco e saber o verdadeiro interesse disso .... essa terras são riquissimas em minério ... França.. pais evoluido ... tão educamdos ... bonzinhos ... tem colonias até hoje ... abra o olho Brasil...

  • Juca
    17 Mai 2019 às 14:48

    Agora vi de onde vem as ideias e projetos dos políticos da esquerda! Vem dos índios. Quanta idiotice, isso nos envergonha no exterior. Outra coisa eles são milhares de índios nessa imensa reserva que é maior que muitos países europeus juntos, por que não a defende? Se estão extraindo madeiras e outros produtos da reserva, é por que há conivência de índios e órgãos de governo ligados a ele e ao meio ambiente.

  • gilberto
    17 Mai 2019 às 14:34

    Será que vão permitir essa sandice? Primeiro que ninguém tem ou deveria ter autorização nem direito pra fazer muros em território nacional cadê a liberdade de ir e vir? Segundo que deixar países estrangeiros se imiscuírem em problemas internos deve ser inconstitucional! Tá na hora de botar um freio nesse índio, (adjetivo).

  • Carlos
    17 Mai 2019 às 14:25

    É para rir ou chorar com uma idiotice dessa???

  • Andreia
    17 Mai 2019 às 13:42

    Esse muro sim deve ser feito!

  • olavo
    17 Mai 2019 às 13:05

    só uma pergunta quem vai pagar o empréstimo??

  • D cremilda
    17 Mai 2019 às 12:06

    Que absurdo

Sitevip Internet