Olhar Direto

Terça-feira, 20 de agosto de 2019

Notícias / Política MT

Selma e governo discutem projeto que regulamenta avaliação de servidores públicos

Da Redação - Isabela Mercuri

23 Mai 2019 - 14:52

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Selma e governo discutem projeto que regulamenta avaliação de servidores públicos
A senadora Selma Arruda (PSL-MT) se reuniu, na última terça-feira (21) com o senador Lasier Martins (Pode-RS) para apresentar ao secretário de desburocratização do Ministério da Economia, Paulo Uebel, o projeto que regulamenta a avaliação de desempenho dos servidores no país.

Leia também:
Parecer do Ministério Público pede que cassação de Selma Arruda seja mantida

Selma é relatora da proposta na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. O projeto de Lei tem autoria de Lasier, e, no encontro, o secretário Uebel garantiu ‘apoio total’ do governo.

"Esse projeto já deveria ter sido regulamentada há muito tempo, porque a Constituição Federal determina essa avaliação de desempenho. Não é uma medida para punir o servidor, mas para valorizar aquele que trabalha, se dedica e muita das vezes não há uma diferenciação entre ele e o mau servidor público. Então, a ideia é aprovar essa regulamentação com prazos, com formas coerentes para fazer a avaliação, não privilegiando nem perseguindo, apenas dando elementos concretos para que o serviço público seja avaliado", explicou Selma.

“Estamos há 30 anos atrasados nesse projeto que regula com critérios claros e objetivos o artigo da Constituição que exige essa avaliação do funcionalismo”, comentou Lasier, que foi o relator do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e um dos seus maiores defensores.

De acordo com os senadores, o foco do projeto está em dar a esperada eficiência ao serviço prestado ao público. Uebel elogiou a iniciativa, que considerou amplamente convergente com as metas de qualidade e eficiência do governo para o serviço público.

“Vemos nesse projeto importante instrumento para valorizar o bom servidor, respeitar o dinheiro do contribuinte e elevar a qualidade e a produtividade dos serviços prestados por municípios, estados e União nos três Poderes”, disse o secretário. Nos próximos dias, uma audiência pública vai discutir o assunto na CAS.

18 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Eliane Guirra Ribeiro
    24 Mai 2019 às 14:34

    Por ter lidado com pessoas durante praticamente meus quase 50 anos de trabalho na iniciativa privada, pública (municipal,estadual, federal) e multinacional, concluí que o maior problema numa Avaliação de Desempenho é esse nosso "jeitinho brasileiro" , ou seja, "ser bonzinho, achando que estamos ajudando o colega ou subordinado numa avaliação, quando na verdade estamos impedindo-o de crescer. " Enquanto continuarmos agindo com o coração ao invés da RAZÃO, nenhum método será eficaz. Quem precisa mudar somos nós e não as leis.

  • Tarso Oliveira
    24 Mai 2019 às 05:55

    Selma Arruda foi minha grande decepção eleitoral. Acreditei e votei nela. Hoje percebo que ela, enquanto magistrada, usou holofotes para se promover. Cometeu crimes eleitorais. Graças ao bom Deus, nosso honrado TRE cassou ela por unanimidade. Condenada como Lula, será esquecida. Estou pesquisando muito dessa vez para votar na eleição suplementar para segunda vaga do senado. Selma nunca mais!!!

  • Gunther Reuter
    23 Mai 2019 às 21:52

    Minha Senadora ??

  • Maira
    23 Mai 2019 às 19:16

    Avaliação de desempenho no serviço público já existe. Além do mais, aqueles que não cumprem com seus deveres são submetidos à processo administrativo. Parem de queimar servidor público e vc que lê matérias como essa e compartilha ideia semelhante, vá se informar!

  • Michael
    23 Mai 2019 às 18:30

    Antes de qualquer coisa, deveria haver investimentos nos órgãos. Muitos trabalham de forma precária e serão avaliados. É o mesmo que avaliar um motorista dando-lhe o pior carro para o mesmo fazer o teste. Como cobrar sem ter ao menos o suficiente para mostrar serviço. Entendo que há vários servidores acomodados, mas a maioria não é. Essa proposta tem que ser melhor discutida para não haver injustiça.

  • Lino silva
    23 Mai 2019 às 18:26

    Eu não entendo o porquê de tanta demora do tse em julgar o processo de cassação de mandato desta senhora será que irá terminar em pizza ??

  • Onofre Taques
    23 Mai 2019 às 18:02

    José Carlos e Selma: Xau queridos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • gilberto
    23 Mai 2019 às 16:35

    A lua de mel durou pouco, nessa nossa administração pública suja e falida querer fazer avaliação do servidor público seria como os bandidos julgarem os policiais vai ser um toma lá da cá, politicagem, favorecimento de camaradas protecionismos, etc etc etc! Senadora Selma realmente eu sinto muito pela senhora que nem bem começou e já esta se acabando politicamente!

  • josé carlos
    23 Mai 2019 às 16:30

    Foi por isso que ela ganhou meu voto e vai ganhar quantas veze for preciso. Até que enfim alguem pra por fim essa moleza de funcionário publico. Baderna não existe cobrança de produtividade.

  • Prof. Orlando
    23 Mai 2019 às 16:23

    Realmente, alguma coisa precisa ser feito. Tenho visto q vários órgãos públicos tem investido na qualidade da prestação dos serviços. Falo isso pois sou servidor já fiz várias capacitações. Mas eu quero só contar um fato que aconteceu comigo, eu fui num Posto de Saúde procurar por uma pessoa, no atendimento tinha uma senhora toda de branca, de longe até parecia uma "anja", mas quando dirigi me a ela, me deu uma baita encarada, me olhou do alto ao abaixo, com semblante rígido e muito sério, até me pertubei no momento, porém quando me deu as informações parecia q saia fogo da sua boca, me deu informações na estupidez q tive q ignora-la . Dirigindo a outras pessoas. E difícil.

Sitevip Internet