Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

​Este ano

Prefeito entrega 3ª etapa do HMC e planeja início do atendimento de urgência e emergência

31 Mai 2019 - 11:04

Da Reportagem Local - Carlos Gustavo Dorileo/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Prefeito entrega 3ª etapa do HMC e planeja início do atendimento de urgência e emergência
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), entregou na manhã desta sexta-feira (31) a 3ª etapa do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho. O chefe do Executivo garantiu que o atendimento de urgência e emergência no hospital, que será o novo pronto-socorro de Cuiabá, começa ainda neste ano. A fase de implantação do serviço está em estudo.  


Leia também:
Emanuelzinho não bate o martelo sobre candidatura em VG mas avisa: ‘não temo eleição’ 
 
“Não vai demorar [para começar o atendimento de urgência emergência]. Só que agora eu estou muito empolgado, o Ministério da Saúde se envolveu. Aquilo que estavam criticando no começo, porque eu decidi: estou cuidando de vidas humanas, não posso abrir essa obra como se abre um bar, como se abre um mercado. Aqui é a maior obra em saúde pública da história do estado, com vários serviços que vão salvar vidas. Então não posso abrir essa obra de forma irresponsável. E criei essa entrega em etapas, em serviços”, afirmou o prefeito.
 
“O Ministério da Saúde está acompanhando todas as etapas e nos elogiou, colocando como uma cidade de ponta na implantação hospitalar, e na dimensão dos serviços que estão sendo prestados, e que vão ser prestados pelo HMC. Então agora, com acompanhamento do Ministério da Saúde, ficou tudo mais fácil, ficou tudo melhor, e nós vamos decidir juntos, inclusive com os técnicos da saúde, com o Conselho Municipal de Saúde, e com o Ministério da Saúde o desfecho para a conclusão e entrega de todos os serviços do HMC”, completou.
 
A entrega da terceira etapa consiste no funcionamento de mais 90 leitos de enfermarias clínicas entre masculinas, femininas e pediátricas. Além disso, será entregue um parque tecnológico de imagens que atenderá os serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia.
 
Com a entrega, o HMC passa a ofertar 180 leitos clínicos, que estão montados com equipamentos de última geração, capazes de atender e estabilizar com supremacia, quaisquer intercorrências graves, caso ocorra com algum paciente internado.
 
 
Pinheiro explica que a estrutura do antigo pronto-socorro será toda reformada após a transferência total dos serviços. Ele afirma que sabe das precariedades de instalação do antigo prédio e que a obra estrutural deve corrigi-los.
 
 
“O que eu posso dizer do estado deplorável da estrutura física do atual pronto-socorro, essa obra está fazendo 40 anos daqui a um ou dois anos. Todos sabem disso. Há décadas o estado é deplorável e exatamente este é um dos motivos de eu estar entregando o HMC. As pessoas que estão lá estão sendo cuidadas, não há mais pessoas no corredor, estão sendo cuidadas em enfermaria com dignidade e respeito”, afirmou.
 
 
“Há o problema de falta de medicamentos que é uma guerra constante porque entre o problema de gestão que eu sei que há e que eu estou em cima, há também boicotes, há também uma desestruturação e má vontade em virtude do novo momento em que nós estamos vivendo na saúde pública, mas eu vou enfrentar isso até o último momento até porque no segundo semestre, quando nós definirmos 100% o que fazer com o atual pronto-socorro ele será fechado para a reforma, do primeiro andar e do subsolo e vai funcionar a ala pediátrica e os 50 leitos de retaguarda. Esses sim estão em ótimo estado porque eu reformei e promovi a revitalização completa”, completou.
 
 
 
A exemplo da 1ª etapa, onde está funcionando a parte ambulatorial e da 2ª etapa, os pacientes atendidos serão eletivos nesta área liberada hoje. Para garantir a segurança total dos pacientes, que em sua maioria consistirá em modalidade pós-operatório, a Secretaria Municipal de Saúde está usando um método de classificação Fugulin, capaz de avaliar e garantir a estabilidade dos pacientes encaminhados ao HMC.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet