Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Tramitando na Câmara

Wellington pede urgência do Senado para aprovação de proposta que prorroga mandatos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Wellington pede urgência do Senado para aprovação de proposta que prorroga mandatos
O senador Wellington Fagundes (PR) solicitou ao presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP) que a casa de leis aprecie a proposta que prorroga o mandato dos atuais vereadores e prefeitos em regime de urgência urgentíssima, após o texto passar pela Câmara dos Deputados.


Leia também
Rodrigo Maia vê inconstitucionalidade em PEC que unifica eleições, mas Valtenir crê em consenso


Atualmente sob apreciação da Câmara, a proposta estabelece a coincidência geral dos pleitos para todos os mandatos eletivos, aumenta de 8 para 10 anos o mandato de Senador, estabelece o mandato de 5 anos para todos os cargos eletivos e põe fim a reeleição para os cargos do Poder Executivo.

O relator, deputado Valtenir Pereira (MDB), diz que a realização de eleições no Brasil somente a cada quatro anos - e não mais a cada dois anos como acontece hoje – irá representar uma economia de R$ 3 bilhões aos cofres públicos.

"O projeto precisa ser aprovado até outubro para valer já para as eleições do ano que vem", explica o parlamentar.

Fagundes também estuda a proposta de apresentar um projeto de Lei, no Senado, também prevendo a coincidência das eleições. "Vamos analisar essa possibilidade. Assim, quando a proposta da Câmara chegar ao Senado, o assunto já teria sido discutido também pelos senadores", disse.

O presidente da União de Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti, acredita que a proposta, tanto na Câmara, quando no Senado, não encontrará dificuldades de aprovação. "Acho que o Brasil precisa dessa economia de recursos", disse.

Já o presidente da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, Edclay Coelho, avalia que a proposta tem o apoio de parlamentares em todo o Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet