Olhar Direto

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Notícias / Ciência & Saúde

Imunoterapia: saiba como funciona a vacina para rinite e asma

Da Redação - Fabiana Mendes

09 Jun 2019 - 15:34

Foto: Getty Images/SAÚDE é Vital

Imunoterapia: saiba como funciona a vacina para rinite e asma
Espirros, coceira, coriza, obstrução nasal, olhos lacrimejantes. Esses são apenas alguns dos sintomas das alergias respiratórias que atingem cerca de 30% dos Brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).  As mais conhecidas e que atacam o maior número de pessoas são a rinite e asma. Ambas contam com um tratamento chamado imunoterapia, que pode melhorar a qualidade de vida do paciente. A lista com os profissionais especialistas em Cuiabá está disponível no site da ASBAI. Clique AQUI.
 
 
Leia mais:
Tratamento gratuito disponível em Mato Grosso previne HIV

A imunoterapia pode ser indicada para pessoas sensíveis aos ácaros da poeira doméstica, pólens, fungos e venenos de insetos (abelhas, vespas, marimbondos e formigas). De modo geral, a sensibilização a estes alérgenos está associada a manifestações respiratórias (rinite e asma) e a reações graves, como a anafilaxia por picada de insetos.
 
A médica alergista e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia em Mato Grosso (ASBAI), Dr. Ana Carolina Santos, explicou ao Olhar Direto que a imunoterapia completou 100 anos desde o surgimento. “Esse tratamento é feito para pessoas que tem problema de alergia respiratório como rinite, asma de causa alérgica, que apresentava seus testes positivos para esses alérgenos e que não estão controlando o tratamento com os medicamentos. Quando não controla, tem muito sintoma, e recorrência dos sintomas mesmo com tratamento por remédio. A imunoterapia é um tratamento a mais, que pode ajudar muito essas pessoas”, disse.
 
As vacinas para alergia provocam diminuição dos sintomas de rinite e asma, com melhora perceptível na qualidade de vida da pessoa. “A vacina ela é o próprio alérgeno que a pessoa possui essa alergia no teste. É feito este tratamento para que o organismo da pessoa adquira tolerância. Essa pessoa vai se tornar menos alérgica, ela vai ter menos resposta alérgica, quando entrar em contato. É um tratamento bem prolongado. O esquema varia de médico para médico e até de fabricante. De qualquer forma, é sempre um tratamento prolongado de anos até”.
 
A profissional alerta que o tratamento sempre deve ser recomendado por um médico alergista imunologista. “Isso porque a vacina de imunoterapia pode dar efeitos colaterais, principalmente reação alérgica, uma vez que o paciente vai usar o alérgeno que ele é alérgico, então pode ter como efeito a reação alérgica”, acrescentou.
 
O método mais utilizado de aplicação de imunoterapia é através de injeções subcutâneas. Estudos recentes com vacinas orais tem demonstrado efeito similar às preparações injetáveis. A duração da imunoterapia ainda não foi estabelecida. Para muitos deveria ser de três a cinco anos. A decisão sobre a duração do tratamento deve ser tomada pelo médico.
 
A presidente do ASBAI ressalta ainda que o tratamento não está disponível em farmácias. Somente o médico especialista em alergia pode prescrever para fazer a aplicação no consultório. Segundo ela, as imunoterapias são fabricadas em laboratórios que trabalham somente com produtos para tratamento de alergias.

 

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Isabel
    11 Jun 2019 às 20:44

    Oi Dra Ana tudo bem? Infelizmente vc não está mais aqui em Campinas pois gostaria de fazer este tratamento com vc, estou muito ruim da Rinite tenho passado dias péssimos. Se vc conhecer alguém aqui em Campinas q faça esse tratamento passa p mim sim. Saudade de vcs bjos

  • barbara casthrillon
    10 Jun 2019 às 14:16

    fiz o tratamento com dr. dergan baracat . tive otimo resultado!

  • EDSON
    09 Jun 2019 às 19:03

    Doutora e caro esse tratamento eu tenho alergia a picada de abelhas. Se eu for picado por 10 abelhas eu acho que eu Morro

Sitevip Internet