Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

PRODUZIR x PRESERVAR

“MT está como Pedro Álvares Cabral encontrou”, diz Mendes ao criticar atuação de Ong's ambientais

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

“MT está como Pedro Álvares Cabral encontrou”, diz Mendes ao criticar atuação de Ong's ambientais
O governador Mauro Mendes (DEM) aproveitou o lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia”, que prevê a recuperação de áreas degradas em Mato Grosso e no Goiás, para criticar a atuação de Organizações não Governamentais (ONGs) no país. Em fala direcionada ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) – cujo posicionamento avesso à Ong’s é público -, o democrata destacou que é possível aumentar ainda mais a produção agrícola em Mato Grosso e garantiu que o Estado tem feito o dever de casa no que diz respeito à preservação do meio ambiente.


Leia mais:
Projeto de Bolsonaro, Mendes e Caiado abarca 27 cidades e vai recompor florestas

“Mato Grosso é hoje o maior produtor de milho, soja, algodão, maior rebanho e temos condições de produzir muito mais, [porque] fazemos isso em apenas 36% do nosso território. 64% do territorio de Mato Grosso está exatamente como Pedro Alvares Cabral encontrou há mais de 500 anos. Isso é o exemplo que nós temos que dar ao mundo, de que somos capazes de produzir e de conservar. Nós queremos preservar e não precisamos que nenhuma Ong internacional, na maioria das vezes financiadas por produtores americanos, venha aqui por o dedo na nossa cara e dizer a nós o que devemos fazer, quando eles não fazem em seus países”, declarou o governador, durante evento na cidade de Aragarças, no último dia 05.

Após a fala de Mendes, o presidente Jair Bolsonaro fez um discurso inflamado contra a esquerda e pela defesa de projetos do seu Governo, como a Reforma da Previdência, por exemplo. Com relação ao projeto “Juntos pelo Araguaia”, concentrou-se apenas em dizer que não irá “atrapalhar quem quer produzir” e completou que o programa “é o maior exemplo que podemos dar ao mundo que estamos, sim, preocupados com o meio ambiente, mas também perfeitamente casados com a economia e com o que se desenvolve nesta região”.

O programa “Juntos pelo Araguaia” foi inspirado em um outro projeto, o “Semeando Florestas”, praticado em Minas Gerais e que atuou na reposição de mudas nativas no estado mineiro.

De acordo com o Governo Federal, o projeto irá recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas em 27 municípios. Doze deles estão em Mato Grosso: Alto Taquari, Alto Araguaia, Alto Garças, Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu, Guiratinga, Pontal do Araguaia, Tesouro, General Carneiro, Barra do Garças.

Paralelo à recomposição das florestas, segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, o projeto irá, ainda, manejar pastagens e atividades agropecuárias com tecnologias de agricultura de baixo carbono.

COP 21

Em 2015, durante o Governo Pedro Taques, o Brasil foi incluído no Acordo de Paris, um tratado que rege medidas de redução de emissão de gases estufa a fim de conter o aquecimento global.

Na ocasião, representado pelo então vice-governador e atual titular do Escritório de Representação de Mato Grosso (Ermat), em Brasília, Carlos Fávaro (PSD), Mato Grosso assumiu o compromisso de zerar o desmatamento ilegal no Estado até 2020.

Conforme dados divulgados pelo Governo do Estado no início deste mês, Mato Grosso reduziu em 22% o desmatamento entre agosto de 2018 e abril de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Atualmente, segundo levantamento do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, ainda há 67 quilômetros quadrados de desmatamento somente no território da Amazônia Legal (IML).

Nos quatro primeiros meses de 2019, a Sema de Mato Grosso aplicou cerca de R$ 110 milhões em multas e embargou 32 mil hectares por desmatamento ilegal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet