Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Após vistoria

Defesa Civil vê riscos de novo desmoronamento e retira família de perto de creche

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Defesa Civil vê riscos de novo desmoronamento e retira família de perto de creche
Equipes da Defesa Civil realizaram uma vistoria no local onde funcionava a creche Nossa Senhora do Carmo, na avenida São Sebastião, bairro Goiabeiras, em Cuiabá, na manhã desta terça-feira (11), após parte do prédio desabar devido à construção de um prédio no terreno dos fundos na tarde de segunda-feira (10). Os fiscais constataram que 90% da estrutura do imóvel está comprometida e solicitaram que os moradores de uma residência próxima à creche deixem o local ainda hoje, pois há riscos de novos desmoronamentos.


Leia mais
Creche desaba após sofrer danos estruturais causados por construção de prédio nos fundos
 
A equipe da Defesa Civil realizou nova vistoria às salas de aula, igreja e quadra, constatando que cerca de 90% da estrutura está comprometida. Assim, segundo o capitão Joalino Domingos Ferreira, a adoção de medidas preventivas já não seriam suficientes.

“Quando tivemos conhecimento da situação, no ano passado, determinamos a interrupção imediata das atividades da instituição e, inclusive, auxiliamos na retirada dos móveis, levados para outro endereço. Se houvessem crianças ou funcionários no local, na hora do deslizamento, poderia ter acontecido algo pior”, diz.

Além da unidade, duas residências vizinhas também foram vistoriadas hoje. Contudo, apenas uma das casas foi afetada pelo acidente. “O imóvel fica a cerca de cinco metros da obra e apresenta rachaduras visíveis nas paredes e no chão. Solicitamos então que os moradores deixem o local ainda hoje”, explicou.

Ele afirma ainda que, embora na segunda propriedade avaliada não tenha sido detectado risco, o proprietário foi orientado a manter contato com os profissionais da construtora. “Pedimos que a família comunique qualquer alteração a nós e ao engenheiro da construtora, que está sempre no local”, afirmou o capitão Joalino Ferreira.

O engenheiro da Defesa Civil, José Pedro Zanetti explica que o edifício é erguido em um terreno bastante inclinado e que, por este motivo, a construtora responsável realizou uma série de cortes na terra e levantou estruturas de contenção, para garantir o nivelamento da terra.

O trabalho de monitoramento na região se estenderá pelas próximas semanas e um laudo oficial deve ser emitido na quarta-feira (11). Com relação a realocação da família prejudicada e das atividades da instituição filantrópica, a Defesa Civil informa que os trâmites são feitos diretamente entre os responsáveis e a construtora.

Diante de situações do tipo, os cidadãos podem entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do telefone (65) 3623-9633.
 
Desmoronamento

Parte da creche filantrópica Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida São Sebastião, bairro Goiabeiras, em Cuiabá, desabou na tarde de segunda-feira (10). A construção do Edifício Villaggio Calábria, nos fundos da creche, teria sido a responsável pelos danos causados na estrutura do prédio. O local estava interditado desde novembro de 2018 pela Defesa Civil de Cuiabá devido ao risco de desabamento. As crianças foram transferidas para um imóvel na região onde a creche está funcionando provisóriamente. No momento do desabamento não havia nenhum funcionário na obra, ninguém ficou ferido.

Um vídeo do momento em que parte do terreno desabada foi compartilhado nas redes sociais. Veja;

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet