Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

confira agenda

Prefeitura lança programa para combater bullying em instituições de ensino

Foto: Assessoria

Prefeitura lança programa para combater bullying em instituições de ensino
A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza nos dias 13 e 14 de junho, a palestra 'Sem plateia não tem bullying'. A ação faz parte da campanha de prevenção e combate ao bullying em escolas e instituições de ensino. O evento será das 19h às 21h, na Escola Madre Marta Cerutti, na avenida Juliano Costa Marques, bairro Bela Vista, em Cuiabá.


Leia mais
Psicóloga descarta jogos violentos como principal causa de ataques em escolas e afirma que bullying precisa ser discutido
 
A campanha teve início na terça-feira (11), onde cerca de 500 profissionais da educação de Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, municípios do Vale do Rio Cuiabá e representantes de instituições participaram, no Hotel Fazenda Mato Grosso.
 
A palestra, com o tema 'Sem plateia não tem bullying', foi proferida pelo professor, filósofo clínico, coaching e consultor do Programa Escola da Inteligência, desenvolvido pelo Grupo Augusto Cury, Dieikson Carvalho, oficializando o início das ações que este ano prosseguem até o mês de novembro, quando acontecerá um fórum na capital.
 
A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado explicou que a iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro pretende reunir apoio de instituições estaduais e municipais, inclusive dos municípios do Vale do Rio Cuiabá, para combater a prática que tem trazido enormes prejuízos à sociedade. "O bullying encontra-se presente nos espaços educacionais, promovendo atitudes cada vez mais violentas e desrespeitosas, por parte dos agressores e também das vítimas. Para superar essas situações, a escola necessita desenvolver ações que auxiliem a reflexão sobre o tema e envolvam professores, alunos, os pais e toda a sociedade, tendo como referência a cultura da paz", destacou Edilene Machado.

O consultor Dieikson Carvalho explicou que o bullying é um fenômeno de violência que acontece  exclusivamente  nas unidades educacionais. Fora desse ambiente é chamado de violência ou assédio e que as ações de prevenção e combate devem tratar o fenômeno de forma integral abrangendo os agressores, as vítimas, a plateia, a família e os professores, atuando em todos os segmentos pensando em ações e intervenções que desconstruam ideias e conceitos pejorativos e, lembrando que o bullying está na raiz de problemas como a autoflagelação, o alcoolismo, a depressão e o suicídio.

"A escola é o único local da sociedade em que podemos transformar o erro em aprendizagem, a violência em cultura da paz. Para isso, a escola precisa ter uma ação transformadora porque a Educação é a única maneira de transformar o ser humano, a sociedade e as relações sociais. Cuiabá tem uma Educação voltada para a formação de uma nova geração de pessoas saudáveis, proposta e posicionamento adotados pela gestão municipal, que se baseia na humanização e tem como lema, o trabalhar e cuidar da gente, que implementa iniciativas como o programa Escola da Inteligência e que promove um evento como este para discutir sobre o bullying no âmbito estadual, municipal e particular. Isso mostra que a cidade sai na frente nessa iniciativa, buscando uma sociedade onde haja mais empatia, mais respeito, mais carinho, mais resiliência", salientou Dieikson Carvalho.

Programação

Após a palestra que deu início a formação de professores mediadores, que terão um papel fundamental na identificação e resolução dos conflitos por meio de ações de prevenção no ambiente educacional, nesta  quinta e sexta-feira (13 e 14), será a vez dos pais. As palestras, terão como tema 'Como identificar e prevenir o bullying' e acontecerão na EMEB Madre Marta Cerutti, das 19h às 21h.

No dia 28 de junho, às 8 horas, alunos das unidades educacionais de Cuiabá, participam da Caminhada Mirim, com concentração na Praça Alencastro e chegada na Praça Santos Dumont.  O Dia D Humanizar será entre os dias 5 e 6 de julho nas unidades educacionais e no dia 20 de setembro acontecerá o Fórum 'Pelas emoções e relações virtuosas e saudáveis', com a palestrante Regina Shudo, pedagoga e pós-graduada em Metodologia de Ensino pela Universidade Estadual de Maringá, também do Grupo Escola da Inteligência.

Serviço:

Programa de Prevenção e Combate ao Bullying nas unidades escolares de Cuiabá
Palestra/Eixo Escola de Pais e Comissão pela Paz na Escola - 'Como identificar e prevenir o bullying'
Data: 13 e 14 de junho
Hora: 19h às 21hs
Local: EMEB Madre Marta Cerutti
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet