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Mendes cobra de ministro que Governo Federal resolva entraves logísticos de décadas em MT

14 Jun 2019 - 16:47

Da Reportagem Local - Érika Oliveira/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Assessoria de imprensa

Mendes cobra de ministro que Governo Federal resolva entraves logísticos de décadas em MT
O governador Mauro Mendes (DEM) aproveitou a visita do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a Mato Grosso para cobrar do Governo Federal ajuda para resolver os entraves que se impõem sobre a logística no Estado. De acordo com Mendes, Mato Grosso não precisa de novos projetos, mas sim que os que estão no papel sejam colocados em prática.

 
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“Não precisamos inventar muita coisa. Já tem desenhado de muitos anos uma das grandes demandas de logística aqui do nosso estado. O ministro já falou sobre ela. Concluir essa duplicação da BR-163, fazer a BR-158, citou Mendes, ao afirmar que o encontro desta sexta-feira não foi o primeiro entre as duas autoridades nesta semana.
 
Mendes se reuniu em Brasília com Tarcísio na terça e quarta-feira. “Nós falamos sobre todos esses problemas logísticos do estado de Mato Grosso: BR-163, BR-158, BR-242, BR-174, fazer a Ferrogrão acontecer de fato. Criar as condições que estão nas mãos hoje do estado brasileiro de dar os permites necessários porque nós tivemos reunião coma diretoria da empresa da Ferrogrão e ela já deixou muito claro que saindo isso ela já tem projeto, ela tem planejamento de fazer a extensão do projeto de quase 600 km que sai de Rondonópolis, passa por Cuiabá, chegando possivelmente ali a Lucas [do Rio Verde], Sorriso, porque existe grande capacidade de geração de originação de carga daquela região”.
 
Mendes sustenta que o poder público precisa fazer a sua parte para que o projeot ande. “Já existe esse planejamento da empresa, foi colocado isso na visita institucional que ele fez com o Governo do Estado de Mato Grosso e ela demonstrou isso agora há pouco para várias autoridades, senadores, nossa bancada federal, mostrando esse planejamento. O nosso diálogo com o ministro tem acontecido sempre nesse sentido. Todos esses projetos que estão desenhados e sonhados há décadas possam andar e andar em uma velocidade um pouco maior sob a direção dele agora no ministério, que é um técnico competente e que tem mostrado muito compromisso com o Brasil e com Mato Grosso.
 
Nesta sexta-feira (14), o ministro Tarcísio Gomes de Freitas cumpriu agenda em Rondonópolis e Água Boa. Conferiu a tecnologia logística adotada no Terminal Ferroviário de Rondonópolis (MT) e visitou o canteiro das obras de duplicação da BR-364/MT na travessia urbana de Rondonópolis. O empreendimento está em curso e recebe o aporte de R$ 18 milhões do DNIT.
 
“Mato Grosso é o estado que seguramente vai ser beneficiado com o maior volume de investimentos do governo federal, seja de forma direta ou indireta. Precisamos aproveitar esse potencial produtivo do estado. A gente vem pra cá, vê o Brasil que deu certo, e o poder público precisa ter condições de dar os meios para que os produtores possam continuar crescendo”, afirmou o ministro durante coletiva.
 
Além de Mauro Mendes e o ministro, estiveram presentes o senador Wellington Fagundes (PR), o deputado federal Neri Geller (PP), o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio (SD), o superintendente regional do DNIT em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, e o chefe da unidade local do DNIT no município, Antônio Gabriel Oliveira dos Santos.
 
A travessia urbana de Rondonópolis, na BR-364/MT, soma 3 km e está localizada em uma área predominantemente comercial na junção com a BR-163/MT. Neste momento, estão sendo realizados serviços de terraplanagem e drenagem. Além da duplicação, o projeto inclui implantação de faixa de segurança e acostamento, marginais e retornos, iluminação pública e ciclovia. Atualmente, o trecho conta com um fluxo diário de quase 14 mil veículos de passeios e comerciais no local.
 
Em Água Boa, a agenda inclui visita ao projeto de iluminação pública da travessia urbana da BR-158/MT. Com extensão total de 5,2 km, o empreendimento recebeu o investimento de R$ 1,3 milhão por parte do DNIT.
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