Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Aviso por SMS

Cuiabá tem 1.500 residências localizadas em área de risco, aponta Defesa Civil

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cuiabá tem 1.500 residências localizadas em área de risco, aponta Defesa Civil
A Defesa Civil de Cuiabá informou que cerca de 1.500 residências estão localizadas em áreas consideradas de risco na capital. Em parceria com a Secretaria Adjunta de Defesa Civil do Estado, os profissionais estão cadastrando o número de celular e o CEP dos moradores no Sistema de Alerta Antecipado, do Governo Federal para que sejam avisados via SMS sobre a possibilidade de desastres naturais. Para se cadastrar, é preciso enviar uma mensagem para 40199 com o CEP de interesse.

 
Leia mais
Defesa Civil vê riscos de novo desmoronamento e retira família de perto de creche

As ações tiveram início pela região Norte da cidade, se estendendo pelos bairros Jardim Vitória, Florianópolis e Três Poderes. Nas próximas semanas, o mapeamento será realizado em outras regiões.

De acordo com o diretor de Proteção e Defesa Civil, capitão Joalino Domingos Ferreira, as comunidades receberão informações de autoproteção em casos como enchentes, deslizamentos de terra, desmoronamentos e tempestades. Um mesmo número de celular pode cadastrar mais de um endereço. “Caso a pessoa tenha mais de uma propriedade, ou deseja colocar o CEP de casa e do trabalho, é só enviar todos os CEPs”, explica

O engenheiro do órgão, José Pedro Zanetti, explica que atualmente há em Cuiabá cerca de 1500 residências em localidades classificadas como áreas de risco e que esta etapa do trabalho é destinada a estes pontos. “Qualquer um pode se cadastrar, é só enviar a mensagem. Contudo, neste momento, nossas ações são direcionadas àqueles que vivem em locais que apresentam maior vulnerabilidade”, comentou.

Para se cadastrar, é preciso enviar uma mensagem para 40199 com o CEP de interesse. Em seguida será recebida uma mensagem comunicando o sucesso na realização do cadastro. Para consultar o CEP cadastrado, basta enviar “CONSULTAR” para 40199. É importante destacar que, tanto o envio quanto o recebimento de mensagens é totalmente gratuito.

“É um trabalho de conscientização. O conceito mais básico de Defesa Civil é que um órgão com participação da sociedade na defesa da sociedade. Quando se conhece a realidade in loco, as ações são direcionadas e preventivas. Além de evitar danos às famílias, o mapeamento das regiões de risco contribui para um bom planejamento urbano”, finaliza Joalino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet