Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Com destino a AL

Manifestação em prol dos esportes equestres fecha ruas em Cuiabá nesta terça

Foto: Divulgação

Manifestação em prol dos esportes equestres fecha ruas em Cuiabá nesta terça
Uma manifestação em prol dos esportes equestres acontece na manhã desta terça-feira (18), pelas ruas de Cuiabá. O destino do protesto é a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), onde tramita um projeto de Lei que institui normas e critérios sobre a prática, de forma a garantir bem estar dos animais no Estado.


Leia mais:
MP obtém liminar e proíbe provas de laço na Semana do Cavalo
 
A concentração dos manifestantes está marcada para acontecer às 08h de terça-feira, no Haras Twin Brothers. As pessoas foram convidadas a seguir o trecho, com destino à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em veículos, em animais e até a pé.
 
Diversos políticos, como o deputado federal Nelson Barbudo (PSL) deram apoio à causa e prometeram brigar pela manutenção dos esportes equestres. Outro que gravou vídeo de apoio foi o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro (PSL), colega de parlamento do mato-grossense.
 
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da seccional de Mato Grosso (OAB/MT), Leonardo Campos também declarou apoio. Em vídeo gravado, ele relembrou dos tempos em que foi locutor de rodeio, quando era conhecido como Leonardo Capataz.
 
Na próxima terça-feira (18), a Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater “Práticas Esportivas Equestres” em Mato Grosso. Na oportunidade, serão discutidas propostas com vários segmentos da sociedade e órgãos públicos a fim de criar um projeto que especifica cada capítulo da modalidade.
 
Para o deputado Valdir Barranco (PT), a audiência vai proporcionar debates com o Ministério Público, Famato, Acrimat, clubes de laços e associações ligadas ao setor. “Eles pediram que o projeto fosse melhor discutido entre as partes, com o objetivo de chegar mais próximo possível da perfeição. Toda matéria que é de interesse público deveria ter audiências públicas ouvindo a sociedade com propostas”, apontou.
 
Um dos que também se mostra a favor dos esportes equestres é o deputado Valmir Moretto (PRB). Recentemente, ele lembrou que os animais de provas são extremamente bem tratados. “Quem vai maltratar um animal que ajuda o competidor a ganhar provas ou lidar com assuntos de fazenda? Ninguém quer perder o que é seu”.
 
“Eu vou trazer minha família nessa manifestação e vou vir montado, na traia, para mostrar que esses animais não sofrem nenhum tipo de maus-tratos. É inadmissível saber que ONGs estão querendo acabar com a cultura de nosso estado. Mato Grosso é em Estado eminentemente agrícola onde as pessoas têm uma convivência direta com esses animais”, disse o deputado.
 
Um projeto de lei, de autoria do deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), tem o objetivo de instituir normas e critérios sobre a prática esportiva equestre de forma a garantir o bem estar dos animais. (veja a íntegra do projeto AQUI).
 
Entre os tópicos apresentados no projeto de lei, estão o cuidado com os animais, com o objetivo de impedir maus tratos. Além disto, o manejo deles também é tratado, de forma que sofram o menor impacto possível, principalmente no transporte.
 
Em sua justificava, o parlamentar pontua que o intuito é promover e difundir os esportes equestres e ao mesmo tempo garantir o bem estar do animal junto ao publico e aos participantes dos eventos, que envolvam concentração e apresentação de animais, de modo que em todos os eventos o bem estar dos animais seja uma prioridade. Por isso, a importância de garantir boas estruturas para a realização de eventos equestres, garantindo segurança ao público e aos animais evitando situações que possam colocar em risco o público, competidores e os animais.
 
Recentemente, por intermédio de uma liminar, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso proibiu a realização das provas de laço em dupla e técnico na 7ª Semana do Cavalo, em Cuiabá (MT). O evento movimentou milhões de reais durante os sete dias de atividades, entre provas, shows, leilões e praça de alimentação. Competidores de todo o Brasil participaram das provas, nas mais diversas modalidades.





Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet