Olhar Direto

Sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Notícias / Cidades

Há mais de um mês sem chuvas, Cuiabá tem previsão de dias secos; confira

Da Redação - Fabiana Mendes

18 Jun 2019 - 15:50

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Há mais de um mês sem chuvas, Cuiabá tem previsão de dias secos; confira
Cuiabá completa 35 dias sem chuva. Mesmo com a chegada do inverno, na próxima sexta-feira (21), sol, calor e tempo seco predominam em todo Mato Grosso durante o feriadão e também nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a última vez que a Capital registrou chuva foi no dia 14 de maio.

Leia mais:
 "O esporte equestre viabiliza a existência do cavalo", diz criador em protesto em frente à AL; Veja fotos e vídeo

Uma frente fria avança sobre o Brasil no feriado. No entanto, não terá nenhuma influência em Mato Grosso.  Ainda conforme o INMET, não tem previsão de chuva e nem de resfriamento acentuado.
 
A temperatura à noite e ao amanhecer fica amena, como é comum nesta época, mas a tarde é quente e seca, com níveis de umidade relativa entre 20% e 30% em muitas regiões do Estado.  Ao longo da semana, os termômetros devem ficar entre 36ºC e 22ºC, em Cuiabá. 
 
Efeitos do ar seco e recomendações
 
Quando a umidade no ar diminui muito, a produção de muco pelas mucosas diminui. Isto deixa o nosso corpo mais frágil, mais suscetível ao ataque dos agentes externos nocivos.
 
Vírus de gripe, bactérias que estão no ar, a fumaça liberada do escapamento dos veículos e por muitas indústrias, a poeira que fica em suspensão no ar, principalmente quando temos vários dias consecutivos sem chuva, são alguns destes agentes nocivos estranhos aos quais ficamos diariamente expostos.
 
A forma mais simples, rápida e barata de diminuir o risco de seu corpo ser “invadido” é manter a produção das mucosas das vias aéreas superiores em dia. A hidratação ajuda a manter a produção do muco nas mucosas, que significa manter a proteção natural das cavidades nasais, da faringe e de laringe, que formam as vias aéreas superiores.
 
Beber água, molhar as narinas com frequência, e para quem tem algum problema respiratório crônico, fazer inalação regularmente são ações simples e poderosas para evitar que a proteção natural do nosso corpo fique fragilizada e vire uma porta aberta para entrada dos agentes nocivos que estão no ar. 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • noberto
    18 Jun 2019 às 16:33

    essa obra ficou uma bosta.... só da acidente ali na saida do posto de gasosa.... um caos total.

Sitevip Internet