Olhar Direto

Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Notícias / Política MT

Janaina se engaja junto a grevistas e lembra apoio a servidores após perda de filho: não vou ser base morta

Da Redação - Érika Oliveira

19 Jun 2019 - 11:52

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Janaina se engaja junto a grevistas e lembra apoio a servidores após perda de filho: não vou ser base morta
Recentemente criticada pela nova postura adotada, agora na base do Governo, a deputada Janaina Riva (MDB) se digiriu ao movimento grevista da Educação, na noite da ultima terça-feira (18), para asseverar seu apoio à categoria, paralisada desde o dia 27 de maio. A emedebista lembrou que mesmo após perder seu bebê, em janeiro, esteve ao lado dos sindicalistas na luta contra o ‘pacote de austeridade’ de Mauro Mendes (DEM), criticou a ausência de propostas por parte do Executivo no caso da presente greve e convocou os demais Poderes para que promovam uma “força-tarefa” para por fim à paralisação.

Leia mais:
Plano de Governo de Mendes é lido em Plenário e deputados preparam carta em apoio a grevistas

“Eu gostei que vocês tenham sentido a minha falta, para mim foi importante, porque em janeiro fazia menos de 15 dias que eu tinha perdido o meu bebê, perdi de 4 meses, e eu vim aqui para defender vocês das pautas que vieram da gestão do governador Mauro Mendes. E muita gente colocou em dúvida a minha postura aqui dentro. Eu não vivi o meu luto, porque eu me dedico à causa. Quando eu me disponho a desenvolver um trabalho eu vou até o final. E eu sinceramente espero que a gente ainda possa comover o governador a essa pauta importante, porque não é concebível, na minha opinião, você ter divergência de tratamento com servidores de nível superior, professor que hoje fica na sala de aula, enfrenta arma, enfrenta violência, enfrenta droga, enfim. Até uma proposta indecente é uma proposta, mas é necessário que seja feita para que a gente possa debater. Eu acredito que a gente pode fazer mais uma força-tarefa e ir até o governador Mauro Mendes, é importante essa articulação principalmente dos deputados que fazem parte da base”, declarou a parlamentar.

Janaina destacou, ainda, a importância, em suas palavras, de desempenhar a articulação do outro lado do balcão, agora junto ao Governo, principalmente por conta da postura de Mauro Mendes, que tende a ser menos flexível que o ex-governador Pedro Taques (PSDB).

“Agora, enquanto base, eu acho que eu contribuo muito mais nas articulações. Mas é claro que essa dificuldade é normal, até porque é um Governo novo, com receio de fazer compromissos que não possa se cumprir. Eu sinto isso muito forte da pessoa do próprio governador”, defendeu a deputada.

“Eu disse, inclusive, ao governador que ainda estou me acostumando a fazer esse trabalho de base. Mas também não quero fazer um trabalho de uma base morta, que é só um peso a mais. Eu tenho tentado fazer um contraponto. Na maioria das reuniões eu sou uma voz só no meio de todas. Mas o governador respeita e sabe que tenho minha posição muito bem definida”, acrescentou.

A greve dos servidores da Educação iniciou no dia 27 de maio, deixando nas primeiras semanas, cerca de 50% das escolas estaduais de Mato Grosso com as portas fechadas.

A principal reivindicação dos grevistas é o cumprimento da lei 510 de 2013, que realinha em 7,69%, anualmente, o salário dos profissionais da educação básica de Mato Grosso. O Governo, por sua vez, menciona o estouro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), hoje em 61%, e afirma que só haveria condições de conceder aumento caso o Estado criasse novas alternativas de receita, citando como exemplo a instituição de novos impostos.

16 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Rocha
    26 Jun 2019 às 07:16

    Essa greve ê um circo e a "jana" é a palhaça

  • Jaqueline
    21 Jun 2019 às 18:17

    Essa senhora nunca terá meu voto.

  • Lucy
    20 Jun 2019 às 07:13

    Essa greve tá parecendo mais é politicagem, enquanto isso as mães ficam sem saber o que fazer com as crianças em casa sem poder ir a escolas por conta dessa greve absurda, parece que nem estão preocupados com os direitos vcs e principalmente com os alunos, só com a politicagem

  • Indignado
    20 Jun 2019 às 06:51

    Mais uma que vem com populismo barato e os estudantes como ficam por que não vão para iniciativa privada já que estão tão insatisfeitos assim aí vocês irão perceber seus previlegios

  • Albert carlos
    20 Jun 2019 às 06:25

    A nobre Deputada nesse governo tem q sair do muro, pois sabemos q ele É da base do governo, mas ela tem q lembrar como ela ganhou esse prestígio q tem na política, estando e lutando ao lado do q É correto e nos sabemos q esse tal MM não passa de uma criança mimada q adora fazer birra, e olha q ele mentiu durante a campanha, dizendo os funcionários públicos q estagiando lado deles, e.mais uma vez os funcionários públicos bancaram o Bobo cheira cheira e elegeram ele, taí a merda, desde o primeiro dia de governo o funcionário só tem levado fumo , estão igual cachimbo, para largarem de acreditar em história do Pinóquio, e Dona Janaína tem q voltar a postura de antes E defender a classe, pq se ela ficar defendendo Pinóquio ela terá o mesmo fim dele, So vai terminar esse mandato e encerrar carreira, pq MM todos conhecem não dá.pra confiar nele o q ele fala la na frente ele não sustenta......Pinóquio mesmo

  • Elena
    19 Jun 2019 às 22:48

    Não confio muito na Janaína e penso que ela seja estrategista profissional, mas concordo plenamente com o Leitor Sincero!!!

  • Elisabeth Salatiel
    19 Jun 2019 às 19:31

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • marcia.dferreira
    19 Jun 2019 às 15:35

    Sua fala não convenceu, sobe no caminhão de som do simpep e fala a nosso favor, caso contrario perderá a eleição, nem os votos do seu pai passará pra vc desta vez.

  • Alice
    19 Jun 2019 às 14:12

    Parabéns! Considero você uma líder nata. Tem minha admiração e da minha família.

  • renato
    19 Jun 2019 às 14:07

    Engraçado esse governo , concedeu reajuste a todos os poderes , MPE , TJ e para uma classe que é tão importante , ele despreza que é a educação . por isso o MPE e o TJ está do lado do mauro mendes

Sitevip Internet