Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Animou sindicato

Janaina se engaja junto a grevistas e lembra apoio a servidores após perda de filho: não vou ser base morta

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Janaina se engaja junto a grevistas e lembra apoio a servidores após perda de filho: não vou ser base morta
Recentemente criticada pela nova postura adotada, agora na base do Governo, a deputada Janaina Riva (MDB) se digiriu ao movimento grevista da Educação, na noite da ultima terça-feira (18), para asseverar seu apoio à categoria, paralisada desde o dia 27 de maio. A emedebista lembrou que mesmo após perder seu bebê, em janeiro, esteve ao lado dos sindicalistas na luta contra o ‘pacote de austeridade’ de Mauro Mendes (DEM), criticou a ausência de propostas por parte do Executivo no caso da presente greve e convocou os demais Poderes para que promovam uma “força-tarefa” para por fim à paralisação.


Leia mais:
Plano de Governo de Mendes é lido em Plenário e deputados preparam carta em apoio a grevistas

“Eu gostei que vocês tenham sentido a minha falta, para mim foi importante, porque em janeiro fazia menos de 15 dias que eu tinha perdido o meu bebê, perdi de 4 meses, e eu vim aqui para defender vocês das pautas que vieram da gestão do governador Mauro Mendes. E muita gente colocou em dúvida a minha postura aqui dentro. Eu não vivi o meu luto, porque eu me dedico à causa. Quando eu me disponho a desenvolver um trabalho eu vou até o final. E eu sinceramente espero que a gente ainda possa comover o governador a essa pauta importante, porque não é concebível, na minha opinião, você ter divergência de tratamento com servidores de nível superior, professor que hoje fica na sala de aula, enfrenta arma, enfrenta violência, enfrenta droga, enfim. Até uma proposta indecente é uma proposta, mas é necessário que seja feita para que a gente possa debater. Eu acredito que a gente pode fazer mais uma força-tarefa e ir até o governador Mauro Mendes, é importante essa articulação principalmente dos deputados que fazem parte da base”, declarou a parlamentar.

Janaina destacou, ainda, a importância, em suas palavras, de desempenhar a articulação do outro lado do balcão, agora junto ao Governo, principalmente por conta da postura de Mauro Mendes, que tende a ser menos flexível que o ex-governador Pedro Taques (PSDB).

“Agora, enquanto base, eu acho que eu contribuo muito mais nas articulações. Mas é claro que essa dificuldade é normal, até porque é um Governo novo, com receio de fazer compromissos que não possa se cumprir. Eu sinto isso muito forte da pessoa do próprio governador”, defendeu a deputada.

“Eu disse, inclusive, ao governador que ainda estou me acostumando a fazer esse trabalho de base. Mas também não quero fazer um trabalho de uma base morta, que é só um peso a mais. Eu tenho tentado fazer um contraponto. Na maioria das reuniões eu sou uma voz só no meio de todas. Mas o governador respeita e sabe que tenho minha posição muito bem definida”, acrescentou.

A greve dos servidores da Educação iniciou no dia 27 de maio, deixando nas primeiras semanas, cerca de 50% das escolas estaduais de Mato Grosso com as portas fechadas.

A principal reivindicação dos grevistas é o cumprimento da lei 510 de 2013, que realinha em 7,69%, anualmente, o salário dos profissionais da educação básica de Mato Grosso. O Governo, por sua vez, menciona o estouro da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), hoje em 61%, e afirma que só haveria condições de conceder aumento caso o Estado criasse novas alternativas de receita, citando como exemplo a instituição de novos impostos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet