Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2019

Notícias / Política MT

Balsa Ecológica deve recolher 10 toneladas de lixo por mês e terá efeito pedagógico

Da Redação - Isabela Mercuri

24 Jun 2019 - 09:56

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Balsa Ecológica deve recolher 10 toneladas de lixo por mês e terá efeito pedagógico
Cumprindo a promessa de voltar-se para o rio Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) lançou, na manhã desta segunda-feira (24), a balsa ecológica que fará a coleta fluvial de lixo. A previsão de recolhimento é de 10 toneladas de lixo do rio por mês. A ação faz parte de medidas exigidas no processo licitatório, finalizado em 2018, que resultou na assinatura de contrato com a Locar Gestão de Resíduos.

Leia também:
Prefeito entrega 25 caminhões de lixo e lamenta atropelamento de garis: “querem jogar a culpa na Prefeitura”

Além da balsa para coleta fluvial, o contrato com a Locar inclui, também, as lixeiras subterrâneas e os novos caminhões de lixo, com espaço para os garis na boleia do caminhão, que já foram entregues. Até o final de 2019, Emanuel afirma que todas as casas da capital receberão água tratada na torneira 24 horas por dia, e a capacidade de coleta de esgoto sanitário deve dobrar. Todas essas ações fazem parte do programa ‘A Emergência Cuiabana – 300 anos no Saneamento Básico’.

“A quarta etapa é a entrega da balsa ecológica. Ela representa exatamente o anseio da população cuiabana. Ou seja, o inédito feito de fazer a coleta do lixo fluvial. Pela primeira vez na história vamos coletar o lixo jogado no Rio Cuiabá. Além da preocupação com a limpeza, essa balsa ecológica vai ter um fator pedagógico, porque no máximo uma vez por mês eu quero apresentar à sociedade aquilo que nós estamos recolhendo que é jogado indevidamente no rio Cuiabá. Infelizmente, a gente recolhe televisão, cadeira, sofá, isopor, bicicletas, ferramentas de tudo que é jeito, que são despejados no Rio Cuiabá pelas pessoas que moram em Cuiabá ou Várzea Grande”, afirmou o prefeito. “Vamos conscientizar a população que não se deve fazer isso. Não adianta só cobrar da prefeitura e ficar jogando objetos no Rio Cuiabá. Salvar o rio Cuiabá é um esforço conjunto”.

A entrega da balsa era um pré-requisito contratual para a empresa que ganhasse a licitação e, por isso, não há custo adicional para a Prefeitura. Além disso, a Locar receberá de acordo com a quantidade de lixo que conseguir recolher. “Com isso, não só vamos melhorar, dar mais eficiência à limpeza, à coleta de lixo da cidade, como vamos ter um controle maior da empresa que presta o serviço”, completou o prefeito.

A balsa vai recolher o lixo do rio todos os dias, e contará com uma equipe de três funcionários, sendo um operador e dois ajudantes. Ela possui 7.20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Russo
    25 Jun 2019 às 11:05

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • José
    24 Jun 2019 às 20:16

    O circo está montado.

  • Adilson Martins
    24 Jun 2019 às 15:34

    Uma sugestão,....Para otimizar a coleta dos lixos, poderia instalar uma Barreira de contenção com grandes Boias, nas Laterais e outra no meio do rio, segurando os maiores poluidores do rio que são os plásticos. exemplo disto foram a instalação de (Bóias) nos rios de Brumadinho-MG para conter resíduos químicos. Abraços

  • Xavier
    24 Jun 2019 às 14:51

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Marcos Silva
    24 Jun 2019 às 14:39

    Nada me fará esquecer aquela cena do dinheiro no paletó.

  • geraldo batista de souza
    24 Jun 2019 às 14:09

    A balsa ecologica vei para beneficiar o homem e a natureza, eu apoio essa ideia

  • geraldo batista de souza
    24 Jun 2019 às 14:09

    A balsa ecologica vei para beneficiar o homem e a natureza, eu apoio essa ideia

  • Chico Bento
    24 Jun 2019 às 13:30

    Essa idéia é muito interessante e ao longo do tempo contribuirá muito com a melhoria do rio Cuiabá.

  • Gladston
    24 Jun 2019 às 13:28

    De camisa verde e sem o "famoso paletó" ele parece ser outra pessoa. Tomara que os "maus hábitos" também tenham mudado.

  • Charles
    24 Jun 2019 às 12:59

    A iniciativa é muito boa.. mas penso que precisa ser feito um trabalho de conscientização da população. É só andar pelas ruas para ver quantidade de lixo que é jogado pelo povo... Temos muito o que evoluir como pessoas civilizadas!!

Sitevip Internet