Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

INTERNADA NO PSM

Mulher sofre queimaduras de terceiro grau durante bronzeamento caseiro

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Mulher sofre queimaduras de terceiro grau durante bronzeamento caseiro
A atendente de padaria Katia Scapini, de 38 anos, sofreu queimaduras de segundo e terceiro grau por todo corpo, após fazer bronzeamento caseiro, com chá de folha de figo, na última semana. A moradora de Nova Xavantina (a 659 quilômetros de Cuiabá) está internada no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSM).


Leia mais:
Após 40 dias de seca, previsão aponta para chances de chuva em MT e clima ameno em Cuiabá

De acordo com informações publicadas no seu perfil no Facebook, Katia fez um bronzeamento com chá de folha de figo. Na última sexta-feira (21), ela publicou fotos em uma unidade de saúde, mostrando as queimaduras. No sábado (22), ela teve que ser transferida para Cuiabá.
 
Na segunda-feira (24), ela informou que iria para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do PSM. “Gente estou indo pro CtQ não sei quando vou sair..não vou poder falar com vcs só peço oração”, disse. Desde então, não deu mais informações sobre seu estado de saúde. 
 
O chá da folha de figo, quando aplicado sobre a pele, causa rapidamente a coloração morena. No entanto, na maioria das vezes se transforma em queimadura, com dor intensa, edema, bolhas e destruição cutânea.

Em pesquisa na internet, é possível encontrar notícias de mulheres que se queimaram com o procedimento caseiro. O chefe CTQ do Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro, Luiz Macieira, escreveu um artigo em 2002 para alertar a população sobre os riscos.

De acordo com um levantamento feito no setor, foram registrados 117 casos de graves queimaduras causadas por bronzeador artesanalmente produzido com base na folha de figo (Ficus carica), atendidos no CTQ, no período de janeiro de 1996 à março de 2001. Dos 3.746 pacientes atendidos, 3.1% (117 casos) tinham como agente causal a folha de figo. Desses, 8.5% (10 casos) eram do sexo masculino, e 91.5% (107 casos) do sexo feminino.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet