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Visita a obras

‘É um cemitério de vagões e de materiais', diz presidente da Câmara sobre VLT

29 Jun 2019 - 08:25

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo / Da Reportagem Local - Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

‘É um cemitério de vagões e de materiais', diz presidente da Câmara sobre VLT
Em visita aos vagões e as obras inacabadas do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT), o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PSV) afirmou ter ficado bastante emocionado com o que viu e cobrou novamente o Governo do Estado, assim como toda a classe política da baixada cuiabana para que encontre de forma rápida a solução para a retomada da construção e implantação do modal.


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Em entrevista a imprensa durante a visita, o vereador disse ter ficado emocionado com as condições de abandono que estão os vagões e pela grande quantidade de recurso que o Estado gastou na obra então paralisada.

“Estou emocionado e não sabia o tamanho dessa estrutura. Igual eu tem milhares de cuiabanos que não sabem deste cemitério de vagões, cemitério de materiais pago pelo povo cuiabano e mato-grossense”, disse o vereador, que foi o organizador da visita.

Uma equipe do Olhar Direto acompanhou a ida dos parlamentares até os locais visitados e constatou que existem vários vagões danificados, sinais de invasões Centro de Manutenções do modal, além de extintores sem carga.

Iniciada em 2012, a obra do VLT já consumiu mais de R$ 1 bilhão de dinheiro público. Em 2014, no em que ela deveria ter sido entregue, acabou sendo paralisada.

No início deste mês, o Tribunal de Justiça do Estado decidiu manter a rescisão do contrato do Governo com o consórcio VLT. No mesmo dia, o governador Mauro Mendes anunciou que iria decidir os rumos das obras do modal até o início de julho.  

Outro lado 

Procurada, a assessoria se posicionou sobre a situação. Veja a íntegra: 

Material rodante e manutenções 
 
Não há comprometimento dos materiais fornecidos. São equipamentos e componentes de altíssima qualidade e durabilidade. Lembremos que os VLTs são fabricados para resistir às mais adversas condições climáticas, do mais intenso frio europeu ao mais intenso calor cuiabano. São expostos ao tempo, à ação das chuvas, do sol e com uma vida útil assegurada de pelo menos 30 anos. Não há que se falar, portanto, em comprometimento do material rodante. No que diz respeito aos vagões, as manutenções técnicas, que também zelam por essa qualidade, seguem sendo realizadas, criteriosamente. Os custos com as manutenções, seguros e guarda dos vagões e equipamentos, dentre outros itens necessários à manutenção do contrato, alcançam um investimento anual de aproximadamente R$ 4 milhões, arcados integralmente pelo Consórcio desde a paralisação das obras, sem o devido ressarcimento até o presente momento.
 
Retomada e conclusão da implantação do modal VLT
 
O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande reafirma seu pleno interesse em retomar e concluir as obras do VLT, modal de transporte público moderno, seguro, de qualidade para uso da população. Temos a convicção de que terminar o VLT é a melhor solução para Mato Grosso e para os usuários do transporte coletivo. O VLT é vetor de desenvolvimento regional, para uma transformação urbana em Cuiabá e Várzea Grande. Todas as cidades que têm VLT avançaram significativamente em urbanismo, aquecimento econômico e qualidade de vida. Sempre estivemos à disposição do contratante, governo do Estado, e demais autoridades públicas para esclarecimentos sobre os benefícios do projeto, sobre nossa atuação e para a construção de um entendimento em prol do interesse público em colocar o VLT em operação. Assim permanecemos.
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