Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

greve desde 27 de maio

Em novo ato público, professores percorrem avenida do CPA e reavaliam greve na segunda

Foto: Reprodução

Em novo ato público, professores percorrem avenida do CPA e reavaliam greve na segunda
Profissionais da educação em greve desde o dia 27 de maio realizaram ato público na tarde desta sexta-feira (28) em Cuiabá e chegaram a interditar a avenida Historiador Rubens de Mendonça, no sentido Palácio Paiaguás, no Centro Político Administrativo. 


No decorrer dessa semana, uma série de mobilizações foi realizada pelos profissionais que cobram do Governo do Estado o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), além da reforma de escolas estaduais e pagamento da chamada Lei da Dobra.

Leia Mais:
Governo chama 681 concursados e anuncia investimento de R$ 115 milhões para educação

Sem acordo, a categoria segue mobilizada e realiza na próxima segunda-feira (1) uma nova assembleia para deliberar quanto ao seguimento ou não do protesto. Nesta semana, representantes do Sindicato dos Servidores do Ensino Público (Sintep-MT) e Governo do Estado participaram de audiência de conciliação perante o Tribunal Regional do Trabalho. A proposta por parte do Executivo versa sobre a suspensão do corte de ponte, mediante o retorno no dia 1º de julho às atividades.

Durante a audiência, o Executivo estadual reforçou a necessidade de entendimento da categoria para a questão financeira do Estado, destacando que o cumprimento da Lei 510/2013 só será possível quando for alcançado o limite de 49% de gasto com pessoal da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
 
Conhecida como Lei da Dobra, a legislação prevê reajuste salarial de 7,69%, em 2019, e é a principal reivindicação do movimento.
 
“Hoje o percentual é de 58% de gasto com pessoal e se concedêssemos o reajuste, o impacto nas contas do Governo seria de R$ 200 milhões. Portanto, o Governo só pode cumprir a Lei da Dobra quando atingir o limite da LRF”, pontuou o chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho após a reunião. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet