Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Limite do prazo

Substitutivo ao projeto do Governo reinstitui incentivos e adia debate sobre novas regras

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Substitutivo ao projeto do Governo reinstitui incentivos e adia debate sobre novas regras
Um grupo que deve reunir pelo menos metade dos deputados estaduais irá apresentar até a próxima semana um substitutivo integral ao projeto de lei, de autoria do Executivo, que revê os incentivos fiscais concedidos em Mato Grosso. O objetivo é retirar da proposta do Governo a minirreforma tributária acoplada à convalidação dos incentivos, que precisa ser aprovada impreterivelmente até o dia 31 de julho. Para os deputados, não há tempo hábil para debater aumento de tributos.


Leia mais:
Governo admite erros em revisão de incentivos e propõe debate com setores

“A proposta traz impacto de aumento de tributos para diversas categorias. A minha equipe tem elaborado um estudo em torno dessa proposta, porque ela devia tratar somente de incentivos fiscais e ele trouxe junto uma reforma tributária. Não existe tempo hábil para debater isso agora, tem que ser com calma, conversar com todos os setores. Nosso mandato é voltado justamente para a redução da máquina pública e dos tributos e a gente entende que esse projeto vai na contramão de tudo isso. O governador foi pelo meio mais fácil, colocando a conta no bolso do povo”, criticou o deputado Ulysses Moraes (DC), um dos que apóia o substitutivo.

Nesta terça-feira (02), enquanto o governador Mauro Mendes (DEM) ouvia as reivindicações dos setores impactados pelo projeto dos incentivos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), anulou a sessão extraordinária realizada sob o comando da deputada estadual Janaína Riva (MDB) na última quinta-feira (27), que havia dado início aos trabalhos sobre o assunto.

Por conta da determinação de Botelho, que criou ainda quatro comissões especiais para discutir o projeto de lei 53/2019 até a próxima semana, o trâmite da matéria será reiniciado e a mensagem do Executivo será novamente lida em Plenário.

De acordo com Ulysses Moraes, o grupo de deputados que defende o substitutivo integral não acredita em consenso em torno do texto da forma em que está formatado. “O ideal é um substitutivo, um projeto igual ao de São Paulo, de outros estados, que vai tratar só dos incentivos fiscais, para convalidá-los. E aí, a partir de agosto podemos debater uma reforma tributária. Já está circulando na Casa esse substitutivo, deve ter aderência de uns 11 deputados para derrubar essa medida do Governo”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet