Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

Piloto

Governo anuncia que Cuiabá terá versão digital do Enem em 2020

Foto: ilustração internet

Governo anuncia que Cuiabá terá versão digital do Enem em 2020
O Ministério da Educação (MEC) anunciou, nesta quarta-feira (3), que começará aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio de uma versão digital a partir do ano que vem. O projeto piloto será oferecido de forma opcional a 50 mil alunos de 15 capitais brasileiras, incluindo Cuiabá, podendo atingir 100% das avaliações até o ano de 2026. 


Leia mais
Dez alunos de unidade da rede pública marcam 900 pontos no Enem
 
Devem participar da primeira edição do projeto: Manaus (AM), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Cuiabá (MT).

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, informou que a transição do papel para o computador já começa a valer para os exames explicados em 2020. A estimativa de custo para o projeto piloto é de R$ 20 milhões.

O processo de inscrição e o valor da taxa será o mesmo para todos os estudantes, independente do tipo de avaliação. "Os participantes poderão escolher, no ato de inscrição, pela aplicação piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel", diz o comunicado, enfatizando que, "em caso de problemas logísticos na aplicação digital, o participante poderá participar da reaplicação", afirmou Alexandre.

Outra mudança prevista é a aplicação de três avaliações, ao contrário das duas, uma regular e uma reaplicação, que ocorrem todo ano. O exame digital continuará sendo opção até 2021. De 2022 a 2025 as avaliações digitais passam a ser inseridas gradativamente como forma obrigatória até concluir a transição total da prova em papel para a prova digital em 2026.
 
O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a segurança do exame digital será garantida pelo Inep e explicou que, atualmente, o processo de execução do Enem já é quase todo feito digitalmente. "A parte da aplicação é analógica, todo o resto é passado no computador", disse.
 
O Enem digital em formato piloto acontecerá nos dias 11 e 18 de outubro de 2020. Já o Enem regular acontecerá em 1º e 8 de novembro de 2020. A reaplicação para os dois modelos acontecerá em dezembro. (Com informações G1)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet