Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

​AL parada

Botelho se revolta com ausência em plenário e sugere que deputados mudem de profissão

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Botelho se revolta com ausência em plenário e sugere que deputados mudem de profissão
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (DEM) desabafou na manhã desta quinta-feira (4) e fez um apelo para que os deputados parem de se ausentar das sessões plenárias, o que impede o andamento de matérias importantes no Legislativo. Ele chegou a sugerir que seus pares mudem de profissão.


Leia também:
Comissões criadas por Botelho têm sete dias para apresentar proposta sobre incentivos; entenda
 
“Isso está sendo vergonhoso e, com todo o respeito, acho que deputado que faz isso tem que arrumar outra função. Não ser deputado. Tem que se candidatar a outro cargo: Ministério Público, juiz, sei lá o quê. Porque se ele não gosta de Plenário, de debate. Se não gosta, não pode ser deputado”, completou.

De acordo com o presidente, a AL vai passar comunicar nominalmente os que se ausentarem. “Vou ver uma forma de divulgar o nome dos faltosos que não vêm em Plenário. Se não gostam, procurem outra coisa para fazer”, sugeriu. “Vou publicar uma lista todos os dias dos que estiverem ausentes, dos que não estão tendo compromisso com sua função. Peço que a Mesa faça a divulgação à imprensa dos deputados que estão ausentes da sessão”, disse o presidente.
 
Ao final da sessão, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) reagiu ao desabafo de Botelho e lembrou que o esvaziamento do Plenário é uma estratégia legal das minorias. “Uma observação sobre o direito que as minorias têm de obstrução regimental. Que a Mesa possa prestar atenção que é um direito conseguido há mais de séculos pelos parlamentos brasileiros. A minoria tem direito a obstrução regimental”, defendeu Wilson.
 
Botelho respondeu que o direito de obstrução vem sendo respeitado. “Inclusive hoje a sessão foi suspensa por retirada de Plenário, inclusive do senhor”, respondeu Botelho, que ouviu Wilson ainda retrucar: “e continuarei fazendo”.
 
A saída de deputados do Plenário impede o andamento das sessões legislativas, principalmente a Ordem do Dia, quando é necessária a presença de 13 dos 24 parlamentares para votação das matérias em tramitação. Quando não há votos suficientes para derrubar determinado projeto, é comum que deputados saiam do Plenário para que, não havendo quórum, o texto não entre em apreciação.
 
O apelo de Botelho foi direcionado ao parlamentares que registram presença, mas saem para cumprirem outras agendas. “Deputados não estão tendo responsabilidade com o Plenário”, reclamou. “Tem deputado que marca outros compromissos para o horário do Plenário”, completou.
 
A ‘bronca’ de Botelho foi feita já na abertura da sessão ordinária desta quinta-feira. “Peço aos deputados que estão no gabinete que venham ao Plenário; não se esqueçam que a principal função do deputado é o Plenário. Vocês não estão tendo responsabilidade”, disse o presidente.
 
“Se não gosta de Plenário, não pode ser deputado”, completou o presidente. “O povo precisa saber quem está vindo e quem não está vindo. A falta de quorum não permite darmos prosseguimento em nada aqui na Assembleia e isso está chegando num limite insuportável”, afirmou.
 
No momento do apelo do presidente da Assembleia Legislativa, o painel registrava a presença de 13 inscritos, mas somente nove estavam presentes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet