Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

elevação vetada

Sem preencher conceito moral, Ledur é desclassificada e deixa de concorrer a patente de capitã

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Sem preencher conceito moral, Ledur é desclassificada e deixa de concorrer a patente de capitã
A tenente  Izadora Ledur, que responde a processo pela morte do aluno soldado do Corpo de Bombeiros, Rodrigo Claro, 21 anos, foi excluída da lista de candidatos à promoção pela Instituição por não atender ao requisito de conceito moral. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da corporação e publicada em Boletim Reservado na data de 7 de junho.


Leia Mais:
Em espera por julgamento, tenente Ledur tenta promoção no Corpo de Bombeiros

No último dia 28 de março ela havia sido considera apta perante a inspeção de saúde, como requisito para ser aprovada para uma das 41 vagas para o posto de capitão oferecidas neste primeiro semestre de 2019. 

A decisão  que gerou a desclassificação tem como base o artigo 24, da Lei n 10076 de 31 de março de 2014, que prevê o conjunto de qualidades e atributos, caracterizados pela honra, dignidade, honestidade e seriedade que o militar estadual deve possuir no desempenho de suas funções e no convívio social, de modo a lhe conferir respeitabilidade perante a sociedade, seus superiores, pares e subordinado. 

A Comissão de Promoção aferiu o conceito moral da oficial “levando em consideração o relatório da Corregedoria Geral CBMMT e as certidões de antecedentes criminais apresentados pelos candidatos”, diz trecho do documento. A comissão considerou  - por unanimidade - que o nome dela não deveria ser incluído no quadro de acesso por antiguidade. 

Ledur foi denunciada por crime de tortura e morte do aluno soldado, dias após ser submetido a intenso treinamento em que ela era a gestora. A tenente é julgada pela 11ª Vara Militar de Cuiabá. 

O Caso:

Após deixar o treinamento sentindo fortes dores, Rodrigo Patrício Lima Claro, de 21 anos, ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu por volta de 1h40 do dia 16 de novembro de 2016. Ele teria sido dispensado no final do treinamento do curso dos bombeiros após intensas reclamações.



 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet