Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

FAVET

Estudantes da UFMT realizam pesquisa para identificar e combater bactérias multirresistentes

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

Estudantes da UFMT realizam pesquisa para identificar e combater bactérias multirresistentes
Os acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária (Favet) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizam uma pesquisa para identificar microrganismos e qual a melhor medicação para combatê-los. O objetivo do estudo é controlar e diminuir a proliferação de bactérias multirresistentes a antibióticos e auxiliar em estratégias para reduzir o uso indiscriminado de medicamentos para tratar diferentes tipos de infecções.


Leia mais
Para evitar corte de energia na UFMT, reitora pede dinheiro para ministro da Educação 
 
A professora e coordenada da pesquisa, Valéria Dutra, trabalha com materiais coletados de humanos, animais silvestres e animais domésticos com diferentes doenças. Essas amostras passam por um processo de isolamento bacteriano e são submetidas a testes de susceptibilidade com diferentes classes de antibióticos, o que permite a identificação do tratamento correto para as infecções causadas por cada microrganismo.
 
"Além da identificação bacteriana, são realizadas técnicas baseadas na sequência de DNA da bactéria para a detecção de genes de resistência a antimicrobianos, genes de virulência e também técnicas que agrupam e classificam esses isolados como mais ou menos resistentes. Esses materiais são comparados a bancos de dados mundiais, como a técnica de Multi Locus Sequencing Typing (MLST)", afirmou Valéria.
 
Para a professora, é necessário que haja mais investimentos na área de pesquisas relacionadas ao assunto e maior controle na administração de antibióticos, tanto na linha humana quanto na veterinária.
 
"Enquanto não houver o uso preciso de medicamentos, o número de bactérias resistentes a drogas continuará aumentando. Irá chegar uma hora que nós não teremos fármacos para serem utilizados e já existem casos em que uma pessoa está infectada por bactérias resistentes a todos os antibióticos disponíveis no mercado", concluiu.
 
Em abril deste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) revelou que, até 2050, 10 milhões de pessoas no mundo podem morrer a cada ano devido a doenças resistentes a medicamentos.
 
Estão envolvidos na pesquisa estudantes de iniciação científica, doutorandos, mestrandos e professores do Hovet e da Faculdade de Medicina Veterinária. Além da parceria com o professor Francisco José Dutra Souto e o médico infectologista Francisco Keneddy, ambos do Hospital Universitário Julio Muller.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet