Olhar Direto

Terça-feira, 23 de julho de 2019

Notícias / Política MT

Barbudo comemora consistência jurídica com regulamentação de esporte equestre

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

10 Jul 2019 - 10:10

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Barbudo comemora consistência jurídica com regulamentação de esporte equestre
Por 402 votos a 34, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei 8240/17, que regulamenta práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil. Em Mato Grosso, sete dos 8 deputados votaram a favor da proposta que será encaminhada para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Leia também
"O esporte equestre viabiliza a existência do cavalo", diz criador em protesto em frente à AL


O deputado federal Nelson Barbudo (PSL), um dos principais defensores da regulamentação do esporte equestre de Mato Grosso, comemorou a aprovação e afirmou que a partir de agora os praticantes terão o apoio da legislação para promover e participar de provas de laço, rodeios e vaquejadas.

“Aprovamos o projeto de lei que regulamenta o esporte eqüestre... Agora nós vamos ter consistência jurídica para as provas de laços, rodeios, vaquejadas. Nós não estaremos mais a mercê de qualquer promotor. Portanto hoje é um dia histórico para os amantes de cavalos, dos amantes do laço e do rodeio”, disse o parlamentar.

A deputada Rosa Neide (PT) foi a única dos sete parlamentares de Mato Grosso que votou contra o texto.

A proposta aprovada define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais - como o adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a corrida, as provas de rodeio e o polo equestre.

O projeto também reconhece o rodeio, a vaquejada e o laço, como expressões artísticas e esportivas, assim como manifestações culturais, sendo elevados à condição de "bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural brasileiro".

No mês passado, cerca de 300 cavaleiros, além de mais 800 pessoas em carros, participam na de uma manifestação pelos esportes eqüestres no Centro Político Administrativo.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Oi?
    10 Jul 2019 às 13:46

    Nossa! É de fundamental importância para os destinos de todos os brasileiros! Estamos salvos, Brasil! Mas é cada representante que a gente arruma - só vergonha.

  • Mister M
    10 Jul 2019 às 11:58

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Urbano Cruz
    10 Jul 2019 às 11:32

    Esse despreparado é o deputado dos projetos inúteis.

  • eduardo póvoas
    10 Jul 2019 às 11:25

    DEUS É MAIOR. FOMOS RECONHECIDOS COMO OS ÚNICOS A SABER TRATAR DOS NOSSOS GRANDES PARCEIROS, O BOI E O CAVALO. DAQUI PRA FRENTE NINGUEM SEM CONHECIMENTO DE CAUSA, PROVOCARÁ A DESGRAÇA COM NENHUMA FAMILIA QUE DEDICOU 22 ANOS DE TRABALHO, SUOR E LÁGRIMAS NESSE ESPORTE. AGRADECEMOS NOSSA SENHORA APARECIDA. AMÉM.

Sitevip Internet