Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Rodeio, laço e vaquejada

Barbudo comemora consistência jurídica com regulamentação de esporte equestre

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Barbudo comemora consistência jurídica com regulamentação de esporte equestre
Por 402 votos a 34, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (9) o Projeto de Lei 8240/17, que regulamenta práticas da vaquejada, do rodeio e do laço no Brasil. Em Mato Grosso, sete dos 8 deputados votaram a favor da proposta que será encaminhada para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PSL).


Leia também
"O esporte equestre viabiliza a existência do cavalo", diz criador em protesto em frente à AL


O deputado federal Nelson Barbudo (PSL), um dos principais defensores da regulamentação do esporte equestre de Mato Grosso, comemorou a aprovação e afirmou que a partir de agora os praticantes terão o apoio da legislação para promover e participar de provas de laço, rodeios e vaquejadas.

“Aprovamos o projeto de lei que regulamenta o esporte eqüestre... Agora nós vamos ter consistência jurídica para as provas de laços, rodeios, vaquejadas. Nós não estaremos mais a mercê de qualquer promotor. Portanto hoje é um dia histórico para os amantes de cavalos, dos amantes do laço e do rodeio”, disse o parlamentar.

A deputada Rosa Neide (PT) foi a única dos sete parlamentares de Mato Grosso que votou contra o texto.

A proposta aprovada define as modalidades que passam a ser reconhecidas como esportivas, equestres e tradicionais - como o adestramento, o concurso completo de equitação, o enduro, o hipismo rural, as provas de laço e velocidade, a cavalgada, a corrida, as provas de rodeio e o polo equestre.

O projeto também reconhece o rodeio, a vaquejada e o laço, como expressões artísticas e esportivas, assim como manifestações culturais, sendo elevados à condição de "bens de natureza imaterial integrantes do patrimônio cultural brasileiro".

No mês passado, cerca de 300 cavaleiros, além de mais 800 pessoas em carros, participam na de uma manifestação pelos esportes eqüestres no Centro Político Administrativo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet