Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Obra paralisada

Comissão do VLT terá prazo de até 120 dias para apresentar solução do modal

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Comissão do VLT terá prazo de até 120 dias para apresentar solução do modal
A comissão formada pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana em parceria com o Estado de Mato Grosso terá no máximo de 120 dias para apresentar uma solução para a questão de mobilidade urbana nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. O prazo foi estipulado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional, que publicou portaria nesta quarta-feira (10).


Leia mais
Com ajuda de Secretaria Nacional de Mobilidade, Governo estuda solução para VLT


A comissão foi formada após três reuniões realizadas em Brasília com as equipes dos governos estadual e federal. De acordo com o governador Mauro Mendes (DEM), as reuniões mostraram a necessidade de se encontrar uma solução para a situação, em parceria com o Governo Federal e órgãos de controle, como Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Advocacia Geral da União.

A obra de mobilidade, que foi financiada com recursos federais para atender a Copa de 2014, não foi concluída até o presente momento, tendo passado duas copas do mundo e duas gestões e já consumiu mais de R$ 1 bilhão.

“O VLT foi financiado com recursos federais, tem dinheiro da Caixa Econômica Federal, por meio do FGTS, e a obra está parada com um contrato rescindido pela Justiça de Mato Grosso. Por isso é importante que essa decisão seja tomada em conjunto com todos os órgãos federais envolvidos”, destacou Mendes.

O governador ainda acrescentou que o problema envolvendo o VLT é muito complexo, pois existem três ações na Justiça contrárias às decisões que foram tomadas contra o modal e a execução da obra.

Além da demora no término da obra e as questões judiciais que permearam o contrato, outro fato grave envolvendo o VLT é o esquema de corrupção delatado pelo ex-governador Silval Barbosa à Procuradoria Geral da República.

“O colaborador combinou com o consórcio VLT que as propinas seriam pagas no montante de 3% do valor pago pelo Estado para o consórcio, cabendo ao consórcio efetuar os pagamentos dos retornos através das empresas pertencentes a João Carlos Simoni, pois esse prestava através de uma de suas empresas serviços para o VLT, dessa feita, o consórcio além de pagar os valores devidos pelos serviços prestados pelas empresas de João pagava um valor a maior referente à propina devida ao colaborador por cada medição realizada nas obras”, afirmou Silval Barbosa no Volume 1 da delação premiada, homologada pelo Supremo Tribunal Federal.

O ex-governador, que detalhou todo o esquema de corrupção na obra do VLT, destacou que os “pagamentos das propinas eram efetuados conforme as medições e respectivos pagamentos do Estado perante o consórcio, pelo que o colaborador tem ciência todo o pagamento das propinas foram executados da forma citada (...)”, conforme trecho extraído da delação.

O governador Mauro Mendes havia anunciado no início do mês de junho que iria apresentar uma solução para o problema envolvendo o VLT em 30 dias, mas voltou atrás e garantiu que a resposta para esta pergunta que atormenta a baixada cuiabana desde 2014, será dada até o final deste ano, como prometeu em sua campanha.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet