Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Ataque a cão

Prefeitura afirma que cerca não evitaria ataque de jacaré e reforçará número de monitores

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Prefeitura afirma que cerca não evitaria ataque de jacaré e reforçará número de monitores
A Prefeitura de Cuiabá afirmou, por meio de noite, que uma cerca não evitaria o ataque de um jacaré a um cachorro, ocorrido no último sábado (13), no Parque das Águas, na capital mato-grossense. O município trata o caso como uma fatalidade, já que foi o cão quem entrou no habitat natural do réptil, que estava no lago. Mesmo assim, o número de guardas e monitores será reforçado para evitar situações semelhantes.


Leia mais:
Cachorro é retirado intacto do Parque das Águas após ataque de jacaré; quatro animais vivem no local
 
Conforme a prefeitura, o incidente foi pontual, uma vez que nenhuma situação semelhante foi registrada desde a inauguração do parque, em 2016. Além disto, pontua que o animal estava em seu habitat natural, dentro do lago, quando o cachorro entrou na água para buscar um graveto, arremessado por seu dono.
 
“Parte do espaço conta com uma cerca que separa o Parque da nascente do lago, que fica em uma região de mata fechada. Isso impede que outros animais silvestres invadam a área pública. Mesmo que a cerca fosse instalada ao redor de todo o lago, a medida não evitaria esta ocorrência, uma vez que o cão foi incentivado a entrar na água e sua movimentação na superfície motivou o ataque”, diz trecho da nota.
 
A prefeitura ainda pontua que o parque conta com monitores e guardas e que a orientação repassada é para que eles não permitam que os frequentadores subam na cascata ou entrem no lago.
 
“É importante destacar que o lago existe para contemplação, não para banho ou prática de esportes. Por toda a área, há placas que informam sobre a proibição de entrada na água. A sinalização, contudo, será reforçada, assim como o número de educadores ambientais no local”, aponta outro trecho.
 
As medidas, ainda segundo o município, visam à conscientização dos frequentadores e evitarão que outros incidentes do tipo aconteçam. “Há que se reforçar ainda que os jacarés e capivaras estão em seu habitat natural e que o espaço deve ser respeitado pelos seres humanos que aproveitam da beleza da região para práticas esportivas e de lazer”, finaliza.
 
O caso
 
A estimativa da Prefeitura de Cuiabá é de que quatro jacarés de tamanhos diferentes vivam no local, que era apenas uma lagoa antes da construção do parque. O corpo do cachorro atacado, após ir buscar um graveto jogado pelo seu dono, foi retirado ontem, intacto. Em uma imagem que circula pela internet é possível ver o animal sendo carregado na água.
 
Enquanto a equipe da TV Centro América fazia um registro de imagens no parque, uma bola caiu dentro da água. Rapidamente o animal se aproximou do objeto e ficou observando-o, mas sem abocanhá-lo. Um dos monitores correu até o local para evitar que alguém entrasse na água.
 
O caso
 
Um cachorro de médio porte foi morto por um jacaré enquanto tentava buscar um graveto jogado por seu dono no lago do Parque das Águas, região do Centro Político Administrativo, em Cuiabá, no último sábado (13).
 
De acordo com a administração do parque, o dono estava jogando o graveto no lago para seu cachorro ir buscá-lo e em uma das vezes, o pedaço de madeira caiu próximo a um jacaré, que o atacou.
 
O dono ficou desesperado e até pensou em entrar na água para tentar salvar o seu animal de estimação, mas acabou impedido.
 
Famoso em redes sociais, o jacaré que vive no parque fez várias aparições em ruas e avenidas do Centro Político Administrativo no ano passado.
 
No fim do ano passado, a Prefeitura de Cuiabá alertou os visitantes do parque, após as pessoas atacarem o animal com pedradas.
 
Em um de seus passeios pela cidade, o animal silvestre precisou ser capturado por uma equipe do Corpo de Bombeiros e devolvido ao lago.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet