Olhar Direto

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Notícias / Cidades

Estação elevada de esgoto beneficia 25 mil pessoas em quase 15 bairros de Cuiabá

Da Redação - José Lucas Salvani

17 Jul 2019 - 17:55

Foto: Davi Valle - Prefeitura de Cuiabá

Estação elevada de esgoto beneficia 25 mil pessoas em quase 15 bairros de Cuiabá
A Estação Elevatória de Esgoto Tijucal, entregue nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), vai beneficiar 25 mil pessoas em quase 15 bairros de Cuiabá. A entrega faz parte do Plano Emergencial dos 300 anos em Saneamento Básico, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela Prefeitura de Cuiabá, a Águas Cuiabá e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).

Leia mais:
Esgoto da Prainha começa a ser tratado e impede despejo de duas toneladas de poluentes no rio Cuiabá

Em três anos de gestão, a porcentagem de esgoto tratado praticamente dobrou no Município de Cuiabá, passando de 33% para atuais 57%. A meta é que, até o fim de 2019, o tratamento do esgoto chegue a 61% na Capital. 

“Nunca na história de Cuiabá, nos 300 anos da nossa Capital se investiu tanto em saneamento básico, quanto nesta gestão. A universalização chegou, um caminho sem volta para colocar Cuiabá no ranking nacional como referência em saneamento básico, em saúde preventiva, em preservação do meio ambiente. Um passo significativo está sendo dado hoje, cumprindo a risca o cronograma discutido e aprovado, levando Cuiabá para ser um case de sucesso em humanização”, declarou o prefeito de Cuiabá.

O objetivo é bombear o esgoto coletado até a estação de tratamento, de acordo com o presidente da Águas Cuiabá, Luis Fabriani. 

“Estamos tirando 1,5 toneladas de carga orgânica do rio Coxipó. É um benefício para a saúde e bem estar da população de 15 localidades da margem direita do rio Coxipó. No fim, a natureza está ganhando, a população está convivendo em paz com a natureza nesta obra que estamos inaugurando”, explicou Fabriani.

A previsão é de que até o final de 2019 Cuiabá tenha 100% dos bairros com água tratada na torneira, 24h por dia. Nesta primeira fase, foram investidos R$ 228 milhões e mais R$ 950 milhões até o fim de 2024, quando Cuiabá alcançará a universalização completa em saneamento básico: água sem intermitência e para toda a cidade, esgoto coletado e tratado, manejo de resíduos sólidos, e sistema de drenagem.

No final de junho, o prefeito assinou o decreto de aprovação da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. A revisão se deu por conta do levantamento de demandas da população expostas em audiências públicas pela capital e seus distritos, com assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O documento também leva em consideração a estimativa de crescimento geográfico e populacional da cidade.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Cuiabano
    18 Jul 2019 às 09:17

    reportagem mal feita ... onde se localiza essa estação ???? quais bairros se beneficiarão ?????

  • ROBERTO
    18 Jul 2019 às 08:48

    Até então beleza esgoto tratado, só que não se pode concorda é com 90% em cima da conta de agua e o caos que fico as ruas dos bairros, o exemplo esta ai oque moro altos do coxipó fizeram um serviço de péssima qualidade tem lugares que a agua esta jorrando pra fora e as ruas foram detonadas apesar da péssima qualidade do asfalto precário que existia, esta ai pra quem quiser conferir o serviço fica a nossa indignação.

  • vilmar
    18 Jul 2019 às 08:13

    qual sao os barrios

  • CIDADÃO ATENTO
    17 Jul 2019 às 23:30

    Devo reconhecer, talvez seja um dos mais importantes programas de saúde preventiva e de preservação do ambiente dos últimos anos em nossa amada Cuiabá. PARABÉNS A TODOS OS ENVOLVIDOS. E que tal programa prossiga, sem interrupções. Sr. Prefeito, dê prioridade aos córregos que despejam efluentes diretamente no rio Cuiabá (uma vergonha!). Veja também, com urgência, o esgoto que corta o belo parque Mãe Bonifácia (cartão postal de Cuiabá, que não merece esse cheiro insuportável sob suas pontes).

Sitevip Internet