Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

PLANO EMERGENCIAL

Estação elevada de esgoto beneficia 25 mil pessoas em quase 15 bairros de Cuiabá

Foto: Davi Valle - Prefeitura de Cuiabá

Estação elevada de esgoto beneficia 25 mil pessoas em quase 15 bairros de Cuiabá
A Estação Elevatória de Esgoto Tijucal, entregue nesta quarta-feira (17) pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), vai beneficiar 25 mil pessoas em quase 15 bairros de Cuiabá. A entrega faz parte do Plano Emergencial dos 300 anos em Saneamento Básico, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pela Prefeitura de Cuiabá, a Águas Cuiabá e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT).


Leia mais:
Esgoto da Prainha começa a ser tratado e impede despejo de duas toneladas de poluentes no rio Cuiabá

Em três anos de gestão, a porcentagem de esgoto tratado praticamente dobrou no Município de Cuiabá, passando de 33% para atuais 57%. A meta é que, até o fim de 2019, o tratamento do esgoto chegue a 61% na Capital. 

“Nunca na história de Cuiabá, nos 300 anos da nossa Capital se investiu tanto em saneamento básico, quanto nesta gestão. A universalização chegou, um caminho sem volta para colocar Cuiabá no ranking nacional como referência em saneamento básico, em saúde preventiva, em preservação do meio ambiente. Um passo significativo está sendo dado hoje, cumprindo a risca o cronograma discutido e aprovado, levando Cuiabá para ser um case de sucesso em humanização”, declarou o prefeito de Cuiabá.

O objetivo é bombear o esgoto coletado até a estação de tratamento, de acordo com o presidente da Águas Cuiabá, Luis Fabriani. 

“Estamos tirando 1,5 toneladas de carga orgânica do rio Coxipó. É um benefício para a saúde e bem estar da população de 15 localidades da margem direita do rio Coxipó. No fim, a natureza está ganhando, a população está convivendo em paz com a natureza nesta obra que estamos inaugurando”, explicou Fabriani.

A previsão é de que até o final de 2019 Cuiabá tenha 100% dos bairros com água tratada na torneira, 24h por dia. Nesta primeira fase, foram investidos R$ 228 milhões e mais R$ 950 milhões até o fim de 2024, quando Cuiabá alcançará a universalização completa em saneamento básico: água sem intermitência e para toda a cidade, esgoto coletado e tratado, manejo de resíduos sólidos, e sistema de drenagem.

No final de junho, o prefeito assinou o decreto de aprovação da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. A revisão se deu por conta do levantamento de demandas da população expostas em audiências públicas pela capital e seus distritos, com assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O documento também leva em consideração a estimativa de crescimento geográfico e populacional da cidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet