Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Risco

Saúde emite alerta de influenza após morte de adolescente que participou de excursão com alunos de MT

Foto: Reprodução

Saúde emite alerta de influenza após morte de adolescente que participou de excursão com alunos de MT
Um alerta para esclarecimentos e orientações quanto às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG), especialmente a Influenza, foi lançado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Cuiabá (CIEVS/Cba) e a Coordenadoria de Vigilância a Doenças e Agravos (Covida), após receber informações sobre um óbito por Influenza (gripe) de uma adolescente, residente no estado de São Paulo.


Leia mais:
Mato Grosso registra 18 casos de influenza e sete óbitos
 
A menina participou de uma excursão turística na qual estavam alunos da rede privada de ensino de Cuiabá e outros municípios de Mato Grosso.
 
A gripe (influenza sazonal) é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A, B, C e D. O vírus A está associado a epidemias, tem comportamento sazonal, cujo aumento de casos ocorre nas estações mais frias. Propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão e imunodeficiência) são mais vulneráveis ao vírus e suas complicações.

Mato Grosso registrou 18 casos de influenza, sendo que sete evoluíram para óbito. Deste total, 11 casos foram de H1N1, com seis óbitos. Os dados foram colhidos entre as semanas epidemiológicas 01 a 22 de 2019, com o início de sintomas dos casos entre os dias 30/12/2018 a 01/06/2019. Entre os estados do Centro- Oeste, Mato Grosso é o que menos registrou casos de influenza. Goiás teve 33, Mato Grosso do Sul 44 e o Distrito Federal 46.
 
Sintomas
 
A gripe inicia-se, em geral, com febre alta, seguida de dores musculares, de garganta, de cabeça, coriza e tosse. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas em estágio inicial são comuns a outras viroses que causam o resfriado e tornam-se mais evidentes com a progressão da doença, durando de 3 a 5 dias após o desaparecimento da febre. Há a possibilidade de complicações graves como pneumonia e necessidade de internação hospitalar.
 
Condutas preventivas gerais
 
·          Observar as orientações quanto à vacinação (atenção especial para os grupos de risco);
 
·          Cobrir nariz e boca quando espirrar/tossir, higienizar as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e utilizar lenço descartável para higiene nasal;
 
·          Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
 
·          Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
 
·          Manter os ambientes bem ventilados e evitar sair de casa em período de transmissão (7 dias) da doença (ambientes fechados e/ou com aglomerações);
 
·          Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de SRAG/Influenza (distância mínima de 1 metro);
 
·          Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;
 
·          Providenciar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre;
 
·          Gestantes, devido às mudanças no sistema imunológico, circulatório e pulmonar são mais propensas (grupo de risco) às complicações por Influenza e por isso a vacinação durante a gravidez protege a gestante, o feto e o bebê recém-nascido até os 6 meses.
 

Caso apresente sintomas
 
·          Em creches e ambientes escolares, especialmente com crianças, proceder a higienização dos brinquedos com água e sabão e atentar para os cuidados preventivos gerais;
 
·          Observar a atualização da situação vacinal;
 
·          Os casos de tosse, febre e dor de garganta, devem ser informados aos pais, assim como o aumento do número de crianças com síndrome gripal ou absenteísmo pela mesma causa. A Secretaria Municipal de Saúde deve ser informada;
 
·          Afastamento do paciente, pelo menos 24 horas após o desaparecimento da febre, sem utilização de medicamentos.
 
·          Em caso de dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou arroxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vômito persistente, convulsão assim como os sintomas de SRAG, os serviços de saúde devem ser procurados imediatamente, para notificação e atendimento. Todo caso de SRAG, deve ser imediatamente notificado à Vigilância Epidemiológica Municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet