Olhar Direto

Segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Notícias / Cidades

Moradores do Santa Rosa temem congestionamento e são contra semáforos em rotatória

Da Redação - Fabiana Mendes

23 Jul 2019 - 18:00

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Moradores do Santa Rosa temem congestionamento e são contra semáforos em rotatória
A Associação dos Moradores do bairro Santa Rosa (AMOSANTA) protocolizou ofício na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) contra a instalação de semáforos na rotatória do Circulo Militar, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Os moradores lembram ainda que sofreram por anos até que a trincheira de acesso ao bairro ficasse pronta, período em que tiveram de enfrentar desvios. 

Leia mais:
Prefeitura de Cuiabá publica edital de seletivo com 4.699 vagas e salários que chegam a R$ 3,1 mil

Após a conclusão das obras, os moradores têm observado a instalação de semáforos por toda a extensão da Miguel Sutil. Eles pontuam que isso prejudica a fluidez do trânsito conseguida por aquelas obras, que foram feitas para a Copa do Mundo de 2014, justamente para que a via se tornasse de ligação rápida entre vários bairros da capital.

Para a presidente da Amosanta, Elaine Paiva de Paula, a Prefeitura de Cuiabá deveria manter a fluidez conseguida pelas obras da Copa de 2014 e “priorizar a instalação de passarelas para pedestres, que ao contrário dos sinaleiros, garantem a segurança dos pedestres e não trava o trânsito”.

O morador Juliano Fabrício de Souza, afirma que “não há a possibilidade de um estudo técnico justificar tal medida, passo pelo local várias vezes ao dia, com exceção dos horários de pico, a via sempre está livre para transposição e retorno, demorando, na imensa maioria das vezes, segundos para atravessar a rotatória”.  O morador ainda afirma que “a impressão que se tem, é que a SMTU adquiriu centenas de conjuntos semafóricos novos e agora os instala no primeiro lugar que lhe dá na telha”.

No ofício, os moradores pontuam que o semáforo ali instalado, ocasionará engarrafamentos, como ocorrem na altura da Todimo Lar Center, que nos horários de pico, chega a saturar o trânsito da Trincheira do Jurumirim.

“A Amosanta, sugere ainda, que se instale com urgência, uma passarela para pedestres em frente ao Shopping Estação e sugere que a Prefeitura passe a investir mais em passarelas que em semáforos”, diz. 
 
Outro lado

Procurada, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que a solicitação foi feita pelo Exercito Brasileiro. O objetivo seria de dar fluidez e segurança ao trânsito, reduzindo o número de acidentes e engarrafamentos. A Pasta assevera ainda que a instalação resulta de estudo de viabilidade e obedece a parâmetros de trânsito previstos em lei.

Veja nota na íntegra: 

A respeito da instalação de semáforos inteligentes na região do Círculo Militar a a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que:

- O objetivo da intervenção é dar fluidez e segurança ao trânsito, reduzindo o número de acidentes e engarrafamentos. 

- A instalação foi solicitada pelo Exército Brasileiro . 

- Como qualquer mudança realizada pela Pasta, a instalação resulta de estudo de viabilidade e obedece a parâmetros de trânsito previstos em lei. 

- Não houve custos para a aquisição dos semáforos, uma vez que os mesmos fazem parte de conjunto semafórico já adquirido pela Secretaria no passado. Sendo assim, os equipamentos podem ser realocados por  diferentes pontos da cidade. 

- A previsão é de que o semáforo comece a operar, inicialmente em fase de teste, no início do próximo mês. 

- Outra ação semelhante apresenta bons resultados na rotatória da Avenida Beira Rio, no ponto que dá acesso à Ponte Sérgio Mota. 

- À época a intervenção enfrentou uma série de críticas. O problema de engarrafamentos no local, contudo, foi solucionado.

- A Pasta conta com a compreensão dos moradores da região e lembra que as adequações trarão benefícios a milhares de munícipes que transitam por ali. 

- Com relação a implantação de uma passarela na região, a Semob informa que a possibilidade pode ser avaliada. Entretanto a obra resolveria apenas a questão de segurança dos pedestres, não tendo impacto na redução de acidentes.


 

31 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Morador Santa Rosa
    24 Jul 2019 às 17:14

    Bruno Teófilo, a maioria não pode ser prejudicada por uma minoria. Isso se chama interesse público, tem que pensar na coletividade. Que seja feito um novo acesso aos moradores da Vila.

  • Morador Santa Rosa
    24 Jul 2019 às 17:12

    Absurdo total! Aquele semáforo da Beira Rio nunca deu certo. Como que a Prefeitura de Cuiabá ainda tem coragem de emitir uma nota dando como exemplo aquele local? Aquele lugar nunca mais foi o mesmo, tanto é que vão fazer um viaduto por lá agora. É um desrespeito sem tamanho com a população. Cadê o MP pra investigar isso? Muita omissão quanto ao executivo municipal. Está claro que compraram muitos semáforos e agora estão instalando em locais que sequer necessitam dessa intervenção.

  • Mauricio
    24 Jul 2019 às 14:41

    Sobre o caso de beneficiar os moradores da Vila Militar, tem que estudar fazer outro acesso para entrada e saída, adiante ou antes da rotatória. Semáforo ali vai ser um estorvo.

  • Bruno Teófilo
    24 Jul 2019 às 12:05

    O exército tem duas vilas militares com mais de 50 famílias nessa região. Por isso,imagino eu, foi pedido o semáforo. A falta de educação e gentileza do motorista cuiabano gera diversos acidentes com os moradores. Causando lesões para as esposas,mães,filhos e filhas dos militares. Visto isso, deve ter sido observado pelo comando do exército a necessidade,a qual cumpriu todos os trâmites legais. Não adianta reclamar. Vai melhorar em muito a vida dos moradores das vilas militares.

  • Evaldo
    24 Jul 2019 às 11:45

    Ou seja, os poucos moradores da vila militar são beneficiados porque tem estrelinha enquanto a maioria da população sofre com o transito. Não seria direito iguais para todos?

  • Toninho de souza
    24 Jul 2019 às 11:16

    QUEM COMPRA CARRO EM CUIABÁ É SÓ PRA TER PREJUIZO, VENDI O MEU SÓ ANDO DE UBER, GASTO BEM MENOS QUE GASTAVA COM GASOLINA POR MES E N PAGO OS ROUBOS DE IMPOSTOS

  • Toninho de souza
    24 Jul 2019 às 11:11

    ISSO NAO EXISTE, SÓ CUIABÁ MSM PRA FAZER COISA DESSA, JA FEZ LA NA BEIRA RIO E FICOU UM TRANSTORNO SEM CONTAR OS ACIDENTES,TODO MUNDO SABE Q ISSO NAO FUNCIONA, EM CUIABÁ NAO TEM PESSOAS QUALIFICADAS PARA OBRA DE TRANSITO

  • Paulo
    24 Jul 2019 às 09:48

    Fazem tantas intervenções na área central e esquecem dos bairros. Intervenção tem que ser realizada urgente na av. dos trabalhadores no trevo de acesso ao bairro Planalto. Diariamente tem acidentes de veículos naquele local. isso começou depois do aumento do fluxo com o asfaltamento da via que da acesso ao bairro Jardim imperial pelo Itamarati, que alias há meses está pronta e precisa ser sinalizada.

  • Toninho de souza
    24 Jul 2019 às 09:16

    ISSO NÃO EXISTE COLOCAR ESSE TIPO DE SEMAFARO EM ROTATORIA , JA FIZERAM UMA CAGADA GRANDE LA NA ROTATORIA DA BEIRA RIO QUE SÓ PIOROU O TRANSITO, SEM CONTAR NOS ACIDENTES. CUIABÁ NAO TEM PESSOAS QUALIFICADAS PARA TRATAR PROBLEMAS DE TRANSITO, FAZEM TUDO DE QUAL QUER JEITO

  • Marlene
    24 Jul 2019 às 08:59

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet