Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Mudanças implantadas

Secretário afirma que semáforos inteligentes em rotatórias da Miguel Sutil irão democratizar trânsito

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Secretário afirma que semáforos inteligentes em rotatórias da Miguel Sutil irão democratizar trânsito
O secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, disse – em entrevista ao Olhar Direto – que os semáforos inteligentes que começaram a ser instalados em rotatórias da avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, servirão para democratizar o trânsito da capital mato-grossense. Além dos equipamentos, algumas mudanças viárias também deverão ser implantadas.


Leia mais:
Moradores do Santa Rosa temem congestionamento e são contra semáforos em rotatória
 
“Vai ser o mesmo sistema que foi feito na rotatória da Sérgio Motta, servirá para dar maior vazão na via principal. Como está atualmente, um só carro já para o trânsito, é só ir lá em horário de pico para ver. Fizemos estudos, temos imagens de drone. Nosso objetivo será dar prioridade para a Miguel Sutil, que é a via principal”, disse o secretário ao Olhar Direto.
 
Antenor ainda pontua que, com os equipamentos, a intenção é diminuir a fila que se forma. “As vezes, um carro está fazendo o giro e tem dez esperando. Na rotatória da Sérgio Motta, muitos nos criticaram no começo, mas depois foram só elogios. Agora é ter a mesma paciência”.
 
Além da instalação dos semáforos, também estão previstas outras mudanças. “Um exemplo é que devemos colocar a direita livre na avenida das Flores, para os motoristas que irão acessar a Miguel Sutil pela rotatória do Círculo Militar. São coisas que vamos acertando aos poucos. Teremos um pacote de mudanças”.
 
O secretário pontua que os equipamentos utilizados não são produtos de novas compras e haviam sido adquiridos anteriormente.
 
Antenor ainda explicou que a Semob ainda estuda se irá retirar os semáforos existentes na rotatória da Ponte Sérgio Motta. “Veremos com a construção do viaduto se eles ainda serão necessários. Se não forem, a tecnologia deles nos permite realocá-los para outros pontos que necessitam”.

Reclamação

A Associação dos Moradores do bairro Santa Rosa (AMOSANTA) protocolizou ofício na Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU) contra a instalação de semáforos na rotatória do Circulo Militar, na Avenida Miguel Sutil, em Cuiabá. Os moradores lembram ainda que sofreram por anos até que a trincheira de acesso ao bairro ficasse pronta, período em que tiveram de enfrentar desvios. 

Após a conclusão das obras, os moradores têm observado a instalação de semáforos por toda a extensão da Miguel Sutil. Eles pontuam que isso prejudica a fluidez do trânsito conseguida por aquelas obras, que foram feitas para a Copa do Mundo de 2014, justamente para que a via se tornasse de ligação rápida entre vários bairros da capital.

Para a presidente da Amosanta, Elaine Paiva de Paula, a Prefeitura de Cuiabá deveria manter a fluidez conseguida pelas obras da Copa de 2014 e “priorizar a instalação de passarelas para pedestres, que ao contrário dos sinaleiros, garantem a segurança dos pedestres e não trava o trânsito”.

Procurada, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informou que a solicitação foi feita pelo Exercito Brasileiro. O objetivo seria de dar fluidez e segurança ao trânsito, reduzindo o número de acidentes e engarrafamentos. A Pasta assevera ainda que a instalação resulta de estudo de viabilidade e obedece a parâmetros de trânsito previstos em lei.

Alvo de muita polêmica, os semáforos inteligentes instalados pela gestão Emanuel Pinheiro (MDB) começam a dar sinais de que vieram para ficar em Cuiabá. O equipamento tem recebido elogios no Centro da cidade. Quem passa pela avenida Isaac Póvoas já sentiu a diferença. Com a onda verde, é possível atravessar toda a via em apenas três minutos e 30 segundos.

O método é o mesmo utilizado nos Estados Unidos da América (EUA) e Canadá. Ao contrário dos semáforos únicos presentes atualmente, o novo padrão a ser aplicado traz três pontos simultâneos, a fim de facilitar a visibilidade dos condutores. Essa medida considera também o grande fluxo de veículos dos mais diversos portes e os perigos que a obstrução da sinalização podem acarretar, como acidentes de trânsito.
 
Semáforos inteligentes
 
Adaptando-se conforme a demanda e podendo ser controlado remotamente em tempo real, o sistema deve auxiliar na fluidez e na humanização do trânsito cuiabano. O contrato já estabelece também a aplicação de câmeras de vídeo detectores de semáforos, para atuar dentro dos fluxos e dos tempos de abertura e fechamento de ciclos. O software que será instalado receberá ainda painéis de controles variados, controles de agentes, abertura de informações para comunidade e outras diversas ferramentas.
 
Além disso, o novo sistema oferece melhores condições de segurança para o deslocamento de pedestres e pessoas com deficiência, pois terá botoeiras para atender os transeuntes e sonorização para a questão de acessibilidade.
 
A empresa disponibilizará treinamento à Prefeitura, para que toda administração seja feita no próprio município, ficando independente da empresa e não existindo mais nenhum tipo de mensalidade, cumprindo, assim, com a exigência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet