Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

VIRADA DE PÁGINA

“HMC é, sem dúvida, um marco para o SUS”, frisa coordenadora do Ministério da Saúde

Foto: Gustavo Duarte

“HMC é, sem dúvida, um marco para o SUS”, frisa coordenadora do Ministério da Saúde
Técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Cuiabá para a quarta vistoria oficial no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho. A ação, realizada na última quinta-feira (25), faz parte da rotina do órgão federal para analisar a capacidade instalada, bem como os serviços que já foram colocados em funcionamento.


Leia mais:
Emanuel afirma que Cuiabá carregou Saúde do Estado nas costas e que HMC é símbolo de mudança

A coordenadora geral do departamento de Regulação Avaliação e Controle na Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Neyde Gloria Garrido, enfatizou que o HMC tem sido apontado pelo órgão federal como case de sucesso para outros Estados.

“O Ministério da Saúde está envolvido na construção do HMC e nós estamos acompanhando tudo desde o início, do projeto de obra, a entrega e agora ao funcionamento das etapas. Este hospital já tem um papel muito importante, primeiro porque está aproveitando a experiência exitosa do Hospital São Benedito e com isso, desafogando o fluxo de assistência não apenas de Cuiabá, mas de todo o Estado. Pra nós do Ministério é sempre muito importante vermos esse excelente resultado e estamos levando-o como experiência e case de sucesso para outros Estados.

Sabemos que Rondônia e Goiânia já vieram aqui conhecer o HMC e temos a plena certeza de que outros Estados também virão, pois este hospital, da forma com que está sendo implantado e equipado é, sem dúvida, um marco para o SUS - Sistema Único de Saúde” destacou a coordenadora.

Para o diretor geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Alexandre Beloto o reconhecimento do Ministério da Saúde demonstra que a gestão Emanuel Pinheiro está no caminho certo.

“O reconhecimento e os elogios que o HMC vem recebendo das equipes técnicas do Ministério da Saúde ao longo de suas vistorias, demonstram mais uma vez que o prefeito Emanuel Pinheiro está no caminho correto na proposta de virar a página da Saúde em Cuiabá. O que o prefeito está fazendo é inovador, é único e auxilia não apenas a nossa Capital, mas, consequentemente, toda a Saúde de Mato Grosso que busca atendimentos aqui”, enfatizou Beloto.

HMC - Já estão em funcionamento o ambulatório com mais de 13 especialidades médicas, 180 leitos clínicos com equipamentos de última geração, farmácia satélite e o parque tecnológico de imagens, com serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além de 40 leitos de UTI.

A decisão de entregar o HMC em etapas também vem sendo elogiada pelo Ministério da Saúde, que considera a unidade como uma das melhores entidades públicas de saúde em implantação no país, pois segue rigorosamente o cronograma estipulado, observando as legislações e as especificidades de cada setor.

Quando a unidade estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos ao todo, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia), além do moderno centro de imagens e o heliponto.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet